O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2/7), que fechou um acordo comercial com o Vietnã. O acordo acontece apenas 5 dias antes do prazo final de 9 de julho, quando a chamada tarifa recíproca aplicada por Trump, de 46% a todos os produtos do Vietnã, entraria em vigor.
“É uma grande honra anunciar que acabo de fechar um acordo comercial com a República Socialista do Vietnã, após conversar com To Lam, o respeitado Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietnã. Será um grande acordo de cooperação entre nossos dois países”, escreveu Trump.
O presidente dos EUA anunciou, no que ele chamou de “Dia da Libertação”, tarifas a 117 países pelo mundo. O Vietnã estava na lista. O país asiático foi uma das nações que procuraram Trump para negociar e tiveram a tributação adiada para 9 de julho.
Os detalhes
Donald Trump informou que os termos do acordo são: o Vietnã pagará aos Estados Unidos uma tarifa de 20% sobre todas as mercadorias exportadas para a América, podendo chegar a 40% em alguns casos.
O presidente dos EUA ainda destacou que “em troca, o Vietnã fará algo nunca feito antes: dará aos Estados Unidos da América acesso total aos seus mercados comerciais”.
“Em outras palavras, eles abrirão seu mercado para os Estados Unidos, o que significa que poderemos vender nossos produtos para o Vietnã com tarifa zero”, ressalta Trump.
Segundo Trump, “o SUV, ou, como às vezes é chamado, o Veículo de Motor Grande, que tem um desempenho tão bom nos Estados Unidos, será uma adição maravilhosa às diversas linhas de produtos no Vietnã. Lidar com o Secretário-Geral To Lam, o que fiz pessoalmente, foi um prazer absoluto”.