O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em um comício em Iowa, nessa quinta-feira (3/7), que o melhor presente que norte-americanos poderiam ganhar no 4 de julho, dia da independência, é a aprovação do “One Big Beautiful Bill Act” (Grande e Belo Projeto de Lei, em português).
A lei sobre impostos e gastos celebrada pelo presidente prevê a imposição de cortes em alguns impostos norte-americanos e em recursos para programas sociais. No entanto, o texto também amplia os gastos em áreas como defesa e controle de fronteiras.
“Não poderia haver melhor presente de aniversário para a América do que a vitória fenomenal que alcançamos há poucas horas, quando o Congresso aprovou o ‘One Big Beautiful Bill’ para tornar a América grande novamente”, disse Trump às vésperas do feriado desta sexta-feira (4/7).
Leia também
-
Trump classifica aprovação de megaprojeto como “vitória fenomenal”
-
Câmara dos EUA aprova megaprojeto orçamentário de Trump
-
Tarifaço de Trump: EUA começam a notificar países sobre as novas taxas
-
Quem é o deputado que atrasou projeto de Trump com fala de quase 8h
Em sua rede Truth Social, Trump celebrou o placar da votação do projeto, que passou pela fase final de tramitação na Câmara dos EUA e agora segue para sanção presidencial. O texto foi aprovado por 218 votos favoráveis e 214 contrários. Desses 214, dois foram dados por membros do Partido Republicano, o mesmo de Trump.
“Uau! 218-2. Já aconteceu um número como esse antes?”, escreveu Trump.
Sobre os 214 votos contrários, o presidente norte-americano disse que a oposição se uniu em torno de uma questão pessoal. “Só acontece porque eles odeiam o Trump. Mas eu também os odeio, sabia? Eu realmente os odeio. Eu os odeio. Não os suporto, porque realmente acredito que eles odeiam o nosso país”.