O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma extensa postagem na rede social dele, a Truth Social, neste domingo (6/7), com críticas ao bilionário Elon Musk. Trump disse que o antigo aliado está “fora dos trilhos” e criticou a ideia do dono da Tesla de criar um terceiro partido nos EUA, o que, segundo o líder norte-americano, resultaria em “disrupção e caos completos e totais”.
“Estou triste ao ver Elon Musk sair completamente dos trilhos, basicamente se tornando um desastre nas últimas cinco semanas. (…) A única coisa para a qual os terceiros partidos servem é para criar desordem e caos completos e totais”, escreveu na postagem.
Disputa entre Trump e Musk
- Musk tem feito críticas contra Trump desde maio deste ano, quando deixou o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge).
- O principal alvo das objeções tem sido o projeto orçamentário de Trump, chamado por Musk de “abominação repugnante”.
- De acordo com o bilionário, a proposta vai aumentar o déficit do país. A estimativa do Escritório do Orçamento do Congresso dos EUA é de que o projeto acrescente cerca de US$ 3,3 trilhões à dívida pública norte-americana.
- Após as críticas, Trump chegou a dizer que poderia pensar na deportação de Elon Musk, que é cidadão sul-africano apesar de também ter cidadanias norte-americana e canadense.
O bilionário Elon Musk anunciou, no sábado (5/7), a criação de um partido político nos Estados Unidos, o Partido América. A nova legenda daria fim ao sistema bipartidário dos EUA, que conta com o Partido Democrata e o Partido Republicano, de Trump. O anúncio veio após um rompimento entre os dois, ocorrido há pouco mais de um mês.
Na postagem, Trump afirma que os republicanos são uma “máquina” e funcionam muito bem, pois foram capazes de subscrever “o maior projeto de lei do gênero na história do nosso país”, disse o presidente em relação ao megaprojeto aprovado no Congresso dos EUA na terça-feira (1º/7).
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Donald Trump e Elon Musk
Andrew Harnik/Getty Images2 de 5
Elon Musk e Donald Trump
Reprodução3 de 5
Andrew Harnik/Getty Images)4 de 5
Donald Trump e Elon Musk
Reprodução5 de 5
Brandon Bell/Getty Images
“É um ótimo projeto, mas, infelizmente para Elon, elimina o ridículo Mandato de Veículos Elétricos (VE), que teria forçado todos a comprar um carro elétrico em um curto espaço de tempo”, acusa Trump.
A retirada da vigência dos incentivos aos veículos elétricos foi um dos pontos centrais que levaram à ruptura entre Trump e Musk. O bilionário foi um importante apoiador da campanha que levou Trump de volta à Casa Branca. Musk empenhou doações e a imagem dele diretamente em prol de Trump.
Leia também
-
Estados Unidos: Elon Musk anuncia a criação do Partido América
-
Após críticas a Trump, Elon Musk ameaça criar novo partido nos EUA
-
Donald Trump proíbe Harvard de admitir estudantes estrangeiros
-
Autoridades dos EUA prendem homem que ameaçou matar Donald Trump
Trump afirma na mensagem que Musk sabia da intenção dele em dar fim aos incentivos para os veículos elétricos e ainda acusou o bilionário de ser um democrata.
“Elon pediu que um de seus amigos próximos comandasse a Nasa (a agência espacial americana) e, embora eu achasse o amigo dele muito bom, fiquei surpreso ao saber que ele era um democrata de sangue azul, que nunca havia contribuído para um republicano antes. Elon provavelmente também era”, escreveu.
Ideiais
Ao anunciar o novo partido dos EUA, Musk ainda fez alusão às possíveis bandeiras da terceira legenda norte-americana: reduzir a dívida, apenas com gastos responsáveis; modernizar as forças armadas com IA/robótica; a favor da tecnologia, acelerar para vencer em IA; menos regulamentação em geral, mas especialmente em energia; liberdade de expressão; pró-natalismo; e políticas centristas em todos os outros lugares.