MAIS

    Turismo do sono: destinos brasileiros para desligar e relaxar

    Por

    Você sairia de férias apenas para dormir? Em um mundo que gira em ritmo acelerado, uma nova tendência ganha força entre os viajantes: o turismo do sono. Em vez de longos roteiros e agendas apertadas, cresce o interesse por destinos brasileiros que oferecem experiências focadas em descanso profundo, desconexão digital e saúde integral.

    Leia também

    Segundo a Revista de Tendências do Turismo 2025, divulgada pelo Governo Federal, o bem-estar se consolidou como prioridade no setor, indo além do lazer convencional para incluir práticas de recuperação física e mental. Em destaque, destinos como Fernando de Noronha e João Pessoa se firmam como referências nacionais nesse movimento.

    Turismo do sono

    A proposta do turismo do sono, ou sleep tourism, vai além do descanso comum. Está conectada ao conceito de JOMO (Joy of Missing Out), que valoriza o prazer de se desligar do mundo. Práticas como hurkle-durkling — o simples ato de aproveitar o tempo na cama — refletem esse novo olhar para o lazer: menos sobre fazer e mais sobre ser.

    Dormir de lado é o mais indicado

    Destinos brasileiros para relaxar com leveza

    Fernando de Noronha 

    O arquipélago pernambucano, já reconhecido internacionalmente por sua beleza natural, foi eleito pela Lonely Planet em 2024 como o melhor lugar da América do Sul para uma fuga relaxante.

    Imagem colorida do arquipélago de Fernando de NoronhaArquipélago de Fernando de Noronha

    João Pessoa 

    Na revista do Gov BR, a capital paraibana, por sua vez, apareceu como destino ideal para quem busca retiros e experiências voltadas ao bem-estar, segundo avaliação da Booking.

     

    foto colorida Praia de Tabatinga, em João PessoaPraia de Tabatinga, em João Pessoa

    Inspirados por modelos de longevidade das chamadas “Zonas Azuis”, resorts brasileiros têm investido em retiros com foco no propósito, movimento natural e conexão comunitária. Muitos incorporam ainda tecnologias emergentes, como crioterapia, terapia de luz vermelha e tratamentos regenerativos.

    A tendência inclui, também, experiências alternativas como o turismo “sóbrio” (sem álcool), retiros psicodélicos para autoconhecimento e programas específicos para grupos como mães em busca de descanso pós-parto ou homens focados na saúde mental.

    Seja em chalés à beira de lagos ou casas de praia silenciosas, o objetivo é o mesmo: oferecer uma pausa real para o corpo e a mente. Em 2025, o verdadeiro luxo é desligar — e dormir bem.