MAIS

    Venezuela parte para cima do chefe de direitos humanos da ONU. Entenda

    Por

    O governo da Venezuela partiu para cima do alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para direitos humanos, Volker Türk, e declarou o austríaco como persona non grata. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (2/7), após votação na Assembleia Nacional do país, de maioria chavista.

    Além de declarar Türk como persona non grata — quando uma pessoa não é bem-vinda em determinado país ou lugar —, o presidente da Assembleia Nacional ainda pediu que o Ministério Público da Venezuela tome medidas contra o chefe de direitos humanos da ONU.

    “Este homem, Volker Türk, cometeu crimes puníveis na Venezuela, é cúmplice de sequestro, caluniador e hipócrita. O Procurador-Geral Tarek William Saab deve abrir um processo contra ele”, disse o presidente da Assembleia Nacional, deputado Jorge Rodríguez.

    Leia também

    Parlamentares ligados ao governo de Nicolás Maduro ainda pediram que o país se retire do escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH).

    A retaliação acontece dias após um novo relatório do chefe do ACNUDH sobre a Venezuela. Ao apresentar o texto, no Conselho de Direitos Humanos em Genebra, Türk acusou o governo Maduro de inúmeras violações de direitos humanos, como detenções arbitrárias e desaparecimentos.