Alpinistas e guias foram surpreendidos por uma forte tempestade enquanto desciam o Monte Kinabalu, na Malásia, nesta quinta-feira (10/7). A montanha, com 4.095 metros de altitude, é o ponto mais alto do país e uma das principais atrações turísticas da região.
Vídeos publicados nas redes sociais pela administração do parque mostram o momento de tensão vivido pelo grupo. Na gravação, alpinistas aparecem agarrados a uma corda, tentando manter o equilíbrio em meio à correnteza que se formou na trilha, tomada por água e lama.
Veja vídeo:
“A chuva forte atingiu o Monte Kinabalu esta manhã, criando fortes quedas d’água na trilha. Se você encontrar um clima como esse durante sua subida, fique calmo e sempre siga as instruções do guia. Segurança em primeiro lugar, sempre!”, escreveu a administração na publicação.
Ainda segundo o post, o vídeo foi feito por cinco guias que acompanhavam os visitantes durante a descida.
Leia também
-
“Honrar teu nome”, diz esposa de homem morto em trilha dos Legendários
-
Membro do grupo Legendários tem convulsão e morre durante trilha
-
Juliana Marins: web reage após trilha de vulcão ser reaberta
-
Monte Rinjani: trilha onde Juliana morreu é reaberta neste sábado
Tempo mudou rapidamente
Horas após o incidente, a administração divulgou um novo vídeo e respondeu a um internauta que questionou por que o grupo foi autorizado a subir a montanha, mesmo com risco de chuva.
“O tempo no Monte Kinabalu pode mudar rapidamente e inesperadamente. As condições estavam claras e seguras no início da subida. A chuva forte só começou mais tarde, durante a descida. Felizmente, todos os alpinistas estão seguros e bem”, afirmou.
O Monte Kinabalu é a terceira montanha mais alta do sudeste asiático e costuma atrair aventureiros do mundo todo. Apesar do susto, ninguém se feriu.