MAIS

    Vídeo: ativista brasileiro embarca em nova missão para a Faixa de Gaza

    Por

    O ativista brasiliense Thiago Ávila embarcou, neste domingo (13/7), em uma nova missão naval humanitária que busca romper o cerco imposto pelo Estado de Israel à Faixa de Gaza. O projeto, chamado Freedom Flotilla Coalition, conta agora com uma nova embarcação, a Handala. Ao todo, 18 ativistas estão na embarcação.

    Ávila esteve a bordo do barco chamado Madleen desde 1º de junho, ao lado de outros 11 ativistas internacionais, rumo a Gaza. A ativista sueca Greta Thunberg estava nessa embarcação. O grupo foi detido dias depois pelo exército israelense, que os conduziu para uma prisão. Eles depois foram deportados para seus países.

    Thiago Ávila também foi preso e deportado pelo governo de Israel após tentar entrar na Faixa de Gaza. Em entrevista ao Metrópoles, ele havia relatado que gostaria de tentar ir ao território palestino novamente.

    Ávilla pediu, nas redes sociais, o apoio de todos nesta nova missão: “O Handala está navegando para Gaza para romper o cerco e criar um corredor humanitário popular! Agora precisamos do apoio de todos vocês nesta missão!”

    Madleen

    • Após bloquear a entrada de ajuda humanitária em Gaza, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, voltou atrás e suspendeu o bloqueio no enclave palestino em 19 de maio.
    • Segundo o governo israelense, a medida visava pressionar o Hamas a entregar o restante dos reféns que ainda estão em Gaza.
    • Internacionalista e comunicador, o brasiliense Thiago Ávila viajou de barco ao lado da ativista Greta Thunberg com destino à Faixa de Gaza, para levar suprimentos.
    • O ativista brasiliense foi preso e deportado pelo governo de Israel após tentar entrar na Faixa de Gaza. Em entrevista ao Metrópoles, ele havia relatado que gostaria de tentar ir ao território palestino novamente.

    O projeto tem como objetivo atrair a atenção da comunidade internacional para o drama humanitário em Gaza e agora realizará uma nova viagem com a embarcação Handala, onde viaja o ativista.

    Leia também

    De acordo com uma postagem do projeto, a embarcação partiu de Siracusa, na Itália, e segue rumo a Gaza para “desafiar o cerco ilegal e mortal de Israel”.

    Dezenas de pessoas se reuniram para apoiar a partida da embarcação.