O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) imitou e ironizou, nessa sexta-feira (11/7), o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante um evento em Linhares, no Espírito Santo, ao criticar a taxa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil.
Segundo Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao filho, Eduardo, que se afastasse da Câmara e fosse aos Estados Unidos para convencer Trump a libertá-lo.
“Qual é a lógica dele? [Bolsonaro]. ‘Aí, no processo Bolsonaro, pare com isso imediatamente. Pare imediatamente’”, imitou Lula durante um discurso, enquanto criticava as tarifas de Trump.
Veja:
Brasil x Trump
- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu a promessa que havia feito e anunciou que as exportações de produtos do Brasil para os Estados Unidos agora serão taxadas em 50%.
- A taxa entra em vigor a partir de 1º de agosto e será cobrada separadamente de tarifas setoriais, como as que atingem o aço e alumínio brasileiros. Em abril deste ano, o Brasil já havia sido atingido pelo tarifaço de Trump, e teve seus produtos tarifados em 10%. Além disso, as taxas norte-americanas de 50% sobre aço e alumínio também afetaram o país.
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a mensagem de que o Brasil é um país soberano, em resposta à elevação de tarifas. Em uma publicação nas redes sociais, o petista publicou uma imagem com o slogan “Brasil soberano”, seguido de uma frase da nota publicada nessa quarta-feira (9/7).
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos, licenciado do mandato de deputado federal. Quando Trump impôs tarifas ao Brasil, ele usou as redes sociais para pedir que os brasileiros agradecessem ao presidente dos Estados Unidos. O parlamentar afirmou que, agora, “vamos rumo à Lei Magnitsky”.
“A coisa [Jair Bolsonaro] mandou o filho [Eduardo], que era deputado, se afastar da Câmara para ir la e ficar pedindo: ‘o Trump pela amor de Deus, solta meu pai. Não deixa meu pai sair preso.’ É preciso essa gente criar vergonha na cara”, afirmou o presidente Lula.
Bolsonaro é réu no STF por suposta tentativa de golpe de Estado. Além dele, outros sete integrantes da alta cúpula do governo dele são réus. A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) também envolve outros investigados, divididos em mais três núcleos distintos.
O tarifaço de Trump contra o Brasil foi divulgado na última quarta-feira (9/7), por meio de uma carta enviada ao presidente Lula. Diante da nova taxa, o Brasil se tornou o país ao qual os EUA vão impor as tarifas de importação mais altas entre as 22 já anunciadas por Trump.