Lamine Yamal está de férias do Barcelona e pode ter um problema pela frente após contratar pessoas com nanismo para uma festa no último sábado (12/7). Ele foi denunciado pela Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo da Espanha (ADEE).
De acordo com a associação, o único intuito do craque espanhol era somente o entretenimento e fins recreativos. A prática, na Espanha, é proibida por lei. Em nota oficial, a ADEE repudiou a ação.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Yamal marcou dois gols na semifinal contra a FRANÇA.
James Gill – Danehouse/Getty Images2 de 5
Burak Akbulut/Anadolu via Getty Images3 de 5
Reprodução / Instagram4 de 5
Yamal fez 18 gols e 21 assistências na temporada.
Joan Valls/Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images5 de 5
Yamal é o principal jogador do Barcelona
Pedro Salado/Getty Images
Leia também
-
Sem celular e local secreto: os detalhes da festa de 18 anos de Yamal
-
Herdeiro de Messi? Lamine Yamal assumirá camisa 10 do Barcelona
-
Vídeo: Neymar leva Yamal para passeio em carrinho de golfe no RJ
-
Vídeo: Yamal joga futevôlei com Neymar no Rio de Janeiro
Confira a nota oficial:
“Hoje veio à tona que, durante as comemorações do aniversário do jovem jogador de futebol Lamine Yamal, figura de destaque do futebol espanhol, várias pessoas com nanismo foram contratadas para participar de atividades de entretenimento, sem outro propósito senão servir de atração e espetáculo. Para a Associação, esse tipo de prática é inaceitável, pois perpetua estereótipos, alimenta a discriminação e prejudica a imagem e os direitos das pessoas com nanismo e de toda a comunidade de pessoas com deficiência”.
A Lei Geral dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Espanha explicou que “espetáculos ou atividades recreativas em que pessoas com deficiência ou em outras circunstâncias sejam usadas para provocar zombaria, ridículo ou escárnio do público de forma contrária ao respeito à dignidade humana são proibidos”.