MAIS

    Zema diz que tarifaço contra Brasil é erro de Trump e culpa Lula

    Por

    O governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quinta-feira (10/7) que a imposição de tarifa de 50% a produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos é responsabilidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Zema também disse que o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump  é “uma medida errada e injusta”.

    Vídeo:

    As afirmações de Zema foram feitas no perfil dele na rede social X por meio de um vídeo. A gravação de pouco mais de um minuto começa com o governador de Minas Gerais afirmando que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria conotação política. Na sequência, ele acusa o STF de realizar “tentativas de censurar a oposição a Lula”.

    “Há tentativas de censurar a oposição a Lula nas redes sociais de acabar com a nossa liberdade de expressão. O STF, estamos vendo, já passou dos limites. As provocações em intromissões de Lula em assunto dos Estados Unidos são lamentáveis, mas esses erros e essas injustiças não devem ser consertadas com mais injustiça e erro”, diz Zema.

    O governador de Minas Gerais também considerou injusta a imposição da tarifa de 50% aos produtos brasileiros por ordem do presidente Trump.

    Leia também

    “Taxação imposta pelo presidente Trump a produtos brasileiros é uma medida errada e injusta. Ela precisa sim ser revista porque penaliza todos os brasileiros. Gente que votou contra e a favor do Lula, empresas que investem no Brasil e que nada têm a ver com disputas políticas e ideológicas”, disse Zema.

    Trump afirmou nessa quarta-feira (9/7) que vai elevar de 10% para 50% a tarifa para todos os produtos importados do Brasil pelos norte-americanos. O aviso veio acompanhado de uma carta na qual o presidente norte-americano cita argumentos comerciais, mas também destaca a acusação de que o Brasil estaria promovendo uma perseguição política contra Bolsonaro.