MAIS

    “ZM” e “Doze”: chefes do CV tinham luxo e túneis secretos na Rocinha

    Por

    A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) detalharam, nessa segunda-feira (29/6), as ações integradas realizadas no Rio de Janeiro, com o intuito de localizar integrantes do Comando Vermelho (CV) foragidos da Justiça cearense.

    Na última quinta-feira (26/6), três imóveis de luxo do CV  foram localizados na Rocinha. Ficou constatado, ao longo das investigações, que as mansões de luxo estão diretamente ligadas a José Mário Pires Magalhães, conhecido como Zé Mário ou ZM, líder do CV no Ceará; Anastácio Paiva Pereira,  apelidado de Doze, Paizão ou Paulinho Maluco; e Manoel Messias Domingos Neto, que tem o codinome de “Camuflado”.

    Os imóveis de alto padrão, com paredes falsas e túneis que davam acesso à mata, foram demolidos pelas forças de segurança do Rio com o apoio da Prefeitura, na quinta (26).

    O promotor de Justiça Adriano Saraiva, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Ceará (MPCE), ressaltou que a investigação que resultou nas demolições dos imóveis, juntos avaliados em R$ 6 milhões, teve início em 2018.

    As investigações foram realizadas pela PCCE e contaram com o apoio do MPCE. A organização e a execução das operações no Rio de Janeiro foram feitas pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMRJ).

    10 imagensFechar modal.1 de 10

    PCERJ/Divulgação2 de 10

    PCERJ/Divulgação3 de 10

    Fábio Costa/Seop4 de 10

    Fábio Costa/Seop5 de 10

    Fábio Costa/Seop6 de 10

    Fábio Costa/Seop7 de 10

    Relatórios da inteligência apontam a presença de cerca de 70 fuzis nas edificações, arrendadas por foragidos do Ceará

    TV Globo/Reprodução8 de 10

    Além do risco de desabamento por terem sido erguidas sobre encostas desmatadas, os imóveis funcionavam como bases logísticas e abrigo para criminosos armados

    TV Globo/Reprodução9 de 10

    As construções ocupavam uma área de cerca de 2 mil m², na localidade conhecida como Dionéia

    TV Globo/Reprodução10 de 10

    Batizado de “rooftop do tráfico”, o espaço de luxo era um dos esconderijos de Anastácio Paiva Pereira, o Paizão

    TV Globo/Reprodução

    Investigação

    Conforme levantamentos policiais, equipes do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI Norte) da PCCE identificaram que Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) ocorridos nas cidades de Sobral, Varjota e Boa Viagem (AIS 15), dentre outros municípios da Região Norte, estavam ligados a suspeitos que haviam fugido para o RJ.

    Com o andamento  das diligências, os investigadores conseguiram identificar o trio. De acordo com a polícia, “ZM” estaria por trás de diversas mortes em municípios cearenses.

    O homem aparece na lista dos mais procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

    Na coletiva de imprensa, foi revelado que o túnel usado pelos traficantes para chegarem à mata e fugir durante a operação, partiam da casa do ZM.

    ‘Doze’ também é dono de uma extensa ficha criminal e é tido como líder do CV em diversos municípios cearenses.

    O ‘Camuflado’ é investigado por fazer parte de organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.