MAIS

    23 policiais militares do 9° GPM de Guajará concluem o ECAP da Ronda Maria da Penha para atuarem em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica no município

    Por Portal Estado do Acre Notícias

    Nesta quinta-feira ( 21), a Polícia Militar do Amazonas realizou a solenidade de encerramento do Estágio de Capacitação Profissional ( ECAP) da Ronda Maria da Penha com os militares lotados no 9° GPM de Guajará. Foram formados 23 novos agentes de segurança pública para servirem, acompanharem e protegerem as mulheres vítimas de violência doméstica em Guajará, município do interior do Amazonas.

    Além dos militares do 9° GPM, o Estágio do Ronda Maria da Penha contou com a participação de membros da Guarda Municipal, dos servidores da Polícia Civil, do Ministério Público, do Poder Judiciário e do Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS) do município. 

    Além da solenidade de conclusão das atividades das aulas práticas e teóricas, o Comandante do 9° GPM de Guajará CAP PM Silva Farias fez a implantação da primeira equipe da RMP da unidade militar, sendo composta pela Cabo Ducicleia, os Soldados Maria José, L. Nascimento e Marcelino . Que a partir de agora vão fazer o acompanhamento das mulheres que detém medidas protetivas de urgência contra seus agressores.

    O Estágio de Ronda Maria Penha foi ministrado pelo 1° Tenente PM Enesto Coelho, os Cabos PM Edilene e Alessandro, ambos, são integrantes da RMP da capital. 

    Dos 23 militares que participaram do Estágio, 6 formandos integraram a última turma de soldados da PMAM 2023/24. 

    A Ronda Maria da Penha é importante por oferecer proteção e acompanhamento preventivo contínuo a mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas de urgência vigentes. Ao verificar o cumprimento dessas medidas e oferecer apoio direto às vítimas, a patrulha atua para reduzir a reincidência de crimes, fortalecer a rede de apoio e garantir a segurança da mulher, demonstrando que ela não está sozinha nessa luta. 

    O ato contou com a presença do prefeito de Guajará Adaildo Melo e secretários municipais, do juiz de direito da Comarca de Guajará, Dr. David Nicollas Vieria Lins, do Delegado de Polícia Civil Adenilson Carlos, da presidente da Câmara de Vereadores de Guajará, Rosania Melo, além de familiares convidados pelos formandos.