Enquanto rolava postagens no Instagram, a coluna Claudia Meireles se deparou com uma publicação da consultora de imagem e estilo Laura Boteon sobre tonalidades de cabelo que oferecem um visual moderno e elegante. De acordo com a especialista em análise de coloração pessoal e visagismo, alguns tons atuam de forma a “trazer mais luminosidade ao rosto”.
Leia também
-
Além do retinol, 7 hábitos que ajudam a suavizar e disfarçar as rugas
-
Dermatologista explica por que algumas pessoas demoram a envelhecer
-
Cabeleireiro das famosas ensina truque para disfarçar cabelo branco
-
Médicas explicam sobre óleo acessível que ajuda a “salvar” o cabelo
Formada em consultoria completa de imagem feminina, com foco em autoestima e comunicação visual, Laura salienta que o tom de cabelo funciona como “um dos primeiros pontos que comunica” quem é uma pessoa. “A tonalidade dos fios reforça a coloração natural, valoriza a pele, olhos e expressões, mas também pode fazer o contrário, dependendo da escolha”, garante.
“Quando está em harmonia com o subtom de pele e estilo pessoal, a tonalidade do cabelo transmite mais leveza, saúde e credibilidade. Além disso, o tom ‘certo’ pode rejuvenescer, destacar a personalidade e até equilibrar o formato do rosto com o corte ideal”, reitera a especialista.
A consultora de imagem Laura Boteon destaca que a tonalidade de cabelo ajuda a iluminar o rosto
A seguir, Laura lista as tonalidades de cabelo e explica os efeitos dessas cores no visual:
- Loiros frios e iluminados, como bege, perolado e champagne: oferecem leveza e frescor, suavizam linhas de expressão e iluminam peles claras e rosadas.
- Castanhos médios a claros com reflexos dourados ou acobreados (para pele quentes) ou acinzentados (para peles frias): dão um ar mais leve e jovial.
- Mechas finas e estratégicas (morena iluminada): criam profundidade e luz, evitando aquele aspecto pesado do cabelo todo escuro.
- Cobres claros e ruivos suaves, especialmente para peles claras e quentes: trazem personalidade com um toque jovem e vibrante.
Ruivos suaves estão entre as tonalidades citadas pela especialista
Conforme defende a consultora de imagem, é preciso cuidado com cores muito escuras, opacas ou duras. Essas tonalidades de cabelo tendem a “acentuar sombras no rosto e dar aparência cansada. Vale destacar que não existe uma regra ou proibições. Laura elege as possibilidades de escolha de tons dos fios como estratégia de valorizar ainda mais a beleza natural.
“Quando você escolhe tons que harmonizam com a sua pele, o rosto ganha luz, as olheiras suavizam e a cútis parece mais viçosa”, evidencia Laura Boteon. Ela prossegue: “Já quando a cor está ‘errada’, o efeito pode ser o contrário: sombras, palidez ou aspecto cansado.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.