Portal Estado do Acre Notícias

6 campanhas publicitárias para aquecer o coração neste Dia dos Pais

6-campanhas-publicitarias-para-aquecer-o-coracao-neste-dia-dos-pais

6 campanhas publicitárias para aquecer o coração neste Dia dos Pais

Neste domingo (10/8), celebra-se o Dia dos Pais, uma data especial para presentear e estar ao lado daquele que inspira e apoia nossas trajetórias.

De acordo com a pesquisa “Entre nós: como as relações pessoais moldam o comportamento de consumo?”, feita pela MindMiners, 64% dos filhos ainda mantêm o hábito de presentear, reforçando a relevância da data tanto no aspecto emocional quanto no varejo brasileiro.

Leia também

A pesquisa também mostra que a maioria prefere demonstrar afeto presencialmente (54%), 29% afirmam enviar mensagens privadas, 18% optam por ligações ou videochamadas e 13% fazem postagens nas redes sociais.

Diante desse cenário, o Metrópoles, junto a especialistas, selecionou algumas campanhas publicitárias marcantes sobre essa data especial. Confira:

“Dia dos Pais”, da Sicredi

Indicado por Thiago Muniz, CEO da Receita Previsível.

A campanha de Dia dos Pais, lançada como o terceiro filme da campanha institucional de 2018 do Sicredi, é considerada um benchmark, ou seja, referência de excelência no mercado, por quatro razões estratégicas claras.

Primeiro, ela traduz de forma emocional o propósito cooperativo da marca — “fazer juntos” —, trazendo pessoas reais como protagonistas, com destaque para a história de um pai com deficiência auditiva surpreendido pela filha e pela comunidade escolar.

Segundo, a narrativa é estruturada como uma jornada emocional composta por momentos de conexão: começa com a geração de awareness, consciência ou reconhecimento da marca, por meio de vídeos institucionais em rede nacional; evolui para engajamento de famílias e comunidades; e se aprofunda com conteúdos sensíveis no Facebook e no YouTube, além de canais internos.

Trata-se de um verdadeiro funil emocional, ou seja, modelo estratégico de comunicação que guia o público desde a atenção até a conexão afetiva.

Terceiro, a escolha dos canais digitais foi cuidadosamente planejada: o YouTube para storytelling longo e envolvente; Facebook para estimular o compartilhamento espontâneo; e site e mídia interna para reforçar a presença institucional.

Por fim, a campanha conquistou tração pela relevância autêntica: não se trata de uma promoção, mas de uma ação de impacto emocional. A cooperação vira emoção, os associados se tornam narradores e a marca se posiciona como plataforma de afeto. É um exemplo tático de comunicação que une propósito e emoção.

“Pais de palavras”, da Hering

Indicado por Stefani Pereira, fundadora e CEO da Temma.

A Hering apostou na força das palavras e das relações emocionais com a campanha “Pais de Palavras”, que transforma cartas e mensagens reais de filhos em gestos de afeto palpáveis.

O vídeo traz pais de diferentes estilos e contextos e a produção adota uma estética minimalista, roupas neutras, cenários claros e uma trilha sonora suave, para reforçar o protagonismo das relações humanas sobre o produto.

O conceito é amplificado nas redes sociais, incentivando consumidores a compartilhar suas próprias mensagens usando a hashtag da campanha.

Essa é uma ação de storytelling com foco na humanização da marca, que cria um vínculo emocional genuíno entre pais, filhos e o propósito da Hering de vestir momentos significativos.

É um exemplo de como marcas consolidadas podem se apropriar de narrativas simples para criar um impacto profundo.

“Dia dos Pais”, do Bradesco

Indicado por Thiago da Mata, CEO da Kwara.

Lançada há dois anos, a campanha do Bradesco para o Dia dos Pais emociona ao destacar o valor das experiências compartilhadas e a importância da presença paterna na vida dos filhos.

Para Thiago da Mata, a mensagem teve impacto pessoal: “na época, meu filho tinha um ano e estava começando várias dessas experiências. Me identifiquei imediatamente com o conceito da campanha”.

O Bradesco utiliza o tradicional elo emocional como base, reforçando a ideia de que está presente nos momentos mais significativos das famílias brasileiras.

O filme conecta essa narrativa ao slogan do banco, criando uma metáfora entre a solidez das relações familiares e a confiança que a instituição busca transmitir.

O resultado é uma comunicação que ultrapassa o aspecto financeiro e coloca a emoção no centro da estratégia.

“Reaproxime”, da Vivo

Indicado por Kenneth Corrêa, diretor de estratégia da Agência 80 20 Marketing.

Pai de Artur, de 10 anos, e Helena, de 8, Kenneth Corrêa descreve o Dia dos Pais como uma data que o faz refletir não apenas sobre a própria jornada paterna, mas também sobre como a figura do pai é representada na cultura e na publicidade.

“Algumas campanhas sempre me marcaram profundamente, desde aquelas que assisti quando era um recém-pai até as clássicas que se tornaram parte da nossa memória coletiva”, afirma.

Entre elas, a campanha “Reaproxime”, da Vivo, ocupa um lugar especial. Lançada pouco depois do nascimento da filha, a peça mostra de forma sensível o afastamento e a subsequente reconexão entre pai e filho, destacando a importância de manter a comunicação e o vínculo afetivo em um mundo cada vez mais digital.

A narrativa é embalada pela icônica música “Quando Você Crescer”, de Raul Seixas, adicionando uma camada emocional que reforça a ideia de que os laços familiares evoluem, mas continuam essenciais.

“Quando um pai está presente, tudo se transforma”, do Bradesco

Indicado por Eduardo Augusto, CEO da IDK.

Para Eduardo Augusto, a campanha “Quando um pai está presente, tudo se transforma” chama a atenção por se conectar de forma autêntica com a vida real das pessoas.

“A marca se insere em um contexto verdadeiro, vende valores de família e consegue fazer isso de maneira sutil e inclusiva. Isso é muito poderoso”, destaca.

Segundo ele, um dos méritos da peça é mostrar que o posicionamento de uma marca não precisa estar atrelado apenas a uma venda direta. Ao longo do tempo, ações que reforçam a presença emocional e valores universais ajudam a construir vínculos sólidos com os consumidores.

“Esse tipo de campanha deixa a marca presente em situações que fazem parte do cotidiano das famílias. Isso diz muito sobre quem ela é e o que representa”, completa.

“5 dias é POUCO”, do Boticário

Indicado por Carolina Zanco, gerente de conteúdos e canais na agência Lápis Raro.

A campanha de Dia dos Pais 2024 do Boticário é um exemplo potente de como uma marca pode ir muito além do apelo comercial e assumir um papel relevante na transformação cultural.

Ao defender a licença parental universal de 120 dias (um benefício já praticado internamente pelo grupo) a marca não apenas reafirma o compromisso com a equidade de gênero e a paternidade ativa, como também dá um passo ousado ao transformar a data em manifesto.

Tudo isso ancorado por dados reais, como a pesquisa do DataFolha, e sustentado por uma estratégia 360º que mobiliza canais digitais, redes sociais e influenciadores.

“O filme emociona, mas mais que isso, provoca. E o gesto simbólico de propor a mudança no significado da palavra ‘pai’ nos dicionários incluindo termos como cuidado e afeto reforça o poder de uma marca quando decide colocar sua voz a serviço de um debate necessário”, afirma Carolina.

Sair da versão mobile