MAIS

    À Justiça, Ceagesp diz que nova taxa da Sabesp vai encarecer alimentos

    Por

    O aumento de 98% na conta de água pode tornar o preço da banana, da batata, da cenoura, da cebola e do alho 12% mais caro na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do governo federal.

    Leia também

    A estimativa consta da ação aberta pela estatal federal contra a Sabesp, companhia paulista privatizada em julho de 2024. Em abril deste ano, a empresa de abastecimento de água anunciou aumento de 98% na conta da Ceagesp. A cobrança se deu pelo fim de uma taxa especial atribuída a grandes consumidores. Em resposta, a Ceagesp entrou com uma ação civil pública.

    Em agosto, a ação foi suspensa por seis meses. A suspensão foi acordada durante audiência de conciliação, na 14ª Vara Federal de São Paulo, onde a Ceagesp havia ajuizado a ação contra a Sabesp, visando a manutenção da vigência do contrato e a “preservação do preço dos produtos alimentícios e da cadeia de abastecimento alimentar”.

    Na ação, a Ceagesp argumenta que o lucro da Sabesp ultrapassou R$ 1 bilhão em 2024, que a companhia tem poder de rescindir unilateralmente o contrato da água e detém o monopólio do serviço, “razão pela qual a Ceagesp é obrigada a contratar diretamente os serviços da ré”.

    A estatal federal ainda afirma que “o aumento dos custos com a tarifa de água afetará diretamente a cadeia de abastecimento e o preço final aos consumidores”, o que classifica como “situação inaceitável”.

    Em nota, a Sabesp destacou que, durante a suspensão da ação na Justiça, a tarifa cobrada da Ceagesp permanece com desconto.

    “A Sabesp compreende a importância da Ceagesp para a cidade de São Paulo e esclarece que não houve qualquer interrupção no fornecimento de água nem aumento de tarifa. O que ocorreu foi o encerramento de um desconto previsto em contrato privado, cuja rescisão estava prevista e foi comunicada com a devida antecedência”, diz a companhia.

    Estimativa de aumento de preço da Ceagesp

    • Banana, batata, cebola e alho: 12,48%
    • Tomate e cenoura: 5,34%
    • Ovos: 7,45%
    • Laranja, mamão e maçã: 6,92%
    • Manga, maracujá e morango: 4,96%
    • Alface e repolho: 6,44%
    • Abóboras: 8,57%
    • Pescados: 6,49%