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    Adidas é acusada de apropriação cultural de calçado indígena do México

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    Willy Chavarria quis celebrar as próprias raízes em uma nova colaboração com a Adidas. A homenagem, no entanto, não foi bem-vinda por autoridades mexicanas, que acusaram o estilista e a marca de apropriação cultural. A polêmica gira em torno do sapato Oaxaca Slip-On, que leva o nome de um estado do México onde é produzido um calçado indígena, batizado de huarache.

    Para o governo local, o tênis copia o modelo tradicional sem reconhecimento ou autorização dos artesãos originais, da comunidade de Villa Hidalgo Yalalág. O governador de Oaxaca (vídeo abaixo) chegou a sugerir que entraria com uma ação legal contra Chavarria. Vem entender melhor!

    En la #PrimaveraOaxaqueña vamos a trabajar siempre para proteger el patrimonio de nuestros pueblos para evitar apropiaciones indebidas por parte de marcas. Ya tomamos cartas en el asunto y acompañaremos jurídicamente al pueblo de Yalalag, porque la cultura no se vende, se… pic.twitter.com/0gigr6llJY

    — Salomón Jara Cruz (@salomonj) August 6, 2025

    Homenagem da Adidas ou apropriação cultural?

    O calçado polêmico, da linha Adidas Originals, foi apresentado em um evento da marca no Museu de Arte de Porto Rico. Até o momento, a data de vendas para o público não foi anunciada. Responsável pelo design da collab, Willy Chavarria nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, mas tem ascendência mexicana por parte de pai.

    Com cabedal de couro premium entrelaçado, solado grosso, ponta aberta e sem cadarços (estilo slip-on), o sapato foi apresentado na cor preta e considerado um “híbrido” entre as raízes mexicanas de Chavarria e a estética urbana do streetwear. Berth Oh, artista mexicano, estrela as imagens da campanha.

    Salomón Jara, governador de Oaxaca, é uma das principais autoridades mexicanas que se manifestaram contra o Oaxaca Slip-On, e chegou a falar sobre o assunto em uma coletiva de imprensa. Para ele, as sandálias huarache vão além de um simples design, e representam valores como “cultura, história e identidade de um povo originário”.

    Willy Chavarria em campanha Adidas Oaxaca Slip-On - MetrópolesWilly Chavarria com o calçado Oaxaca Slip-On, que gerou polêmica em torno de apropriação cultural

     

    Campanha Adidas Oaxaca Slip-On - MetrópolesAté então, a Adidas não divulgou a data de lançamento do calçado

     

    Campanha Adidas Oaxaca Slip-On - MetrópolesA campanha é estrelada pelo artista mexicano Berth Oh

     

    “Violação dos direitos coletivos”

    Uma das autoridades mexicanas que se manifestaram contra o lançamento foi o deputado Isaías Carranza. Para ele, o calçado é uma apropriação direta das versões tradicionais produzidas pela comunidade da Villa Hidalgo Yalalag, em Oaxaca, onde a cultura indígena é um traço local marcante.

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    A Secretaria de Cultura e Artes do estado também se manifestou contra as finalidades comerciais do que considerou uma “violação dos direitos coletivos” dos povos originários locais sem consentimento. Além disso, pediu reparação de danos, reconhecimento público e suspensão da comercialização do modelo da Adidas.

    Willy Chavarria - MetrópolesWilly Chavarria colaborou com a Adidas pela primeira vez na coleção de primavera/verão 2025 do estilista

     

    Salomón Jara, governador do estado de Oaxaca, no México

     

    Comunicado da Secretaria de Cultura e Artes de Oaxaca, no Mexico, sobre sandália da Adidas - MetrópolesComunicado da Secretaria de Cultura e Artes de Oaxaca, no México, sobre a sandália da Adidas

     

    Polêmicas semelhantes

    Grifes como Carolina Herrera, Louis Vuitton, Ralph Lauren, Isabel Marant e Zimmermann, bem como a varejista chinesa de fast fashion Shein, também protagonizaram polêmicas semelhantes nos últimos anos, envolvendo acusações de apropriação cultural de artesanato indígena mexicano.

    Há algumas semanas, depois de uma controvérsia similar em 2019, a Prada foi acusada de replicar os calçados Kolhapuri, um estilo indiano de sandália. A marca admitiu a inspiração posteriormente, e o caso chegou a impulsionar as vendas dos modelos originais feitos pelos artesãos da Índia.