Velocidade, adrenalina e emoção sobre quatro rodas evidenciam que a Mitsubishi Cup é o maior rali monomarca da América Latina. Com mais de 60 veículos na disputa e uma estrutura de tirar o fôlego, o evento off-road mais tradicional do Brasil reúne pilotos, navegadores e equipes em um ambiente marcado pela paixão e pela energia únicas da competição.
Para conhecer mais sobre esse universo, o Metrópoles acompanhou de perto os bastidores da terceira etapa do torneio. Desta vez, os competidores se encontraram no dia 28 de junho, em Pirassununga (SP). E a experiência foi mostrada sob o olhar exclusivo do colaborador Richard Medeiros, que revelou tudo – e mais um pouco – do que acontece na Mitsubishi Cup.
Um dia inteiro por dentro da Mitsubishi Cup
Já imaginou como seria um dia inteiro no maior rali monomarca das Américas? Foi isso que o colaborador do Metrópoles fez. Imerso no universo off-road, ele mostrou cada detalhe, desde as estratégias das duplas até a adrenalina das provas. Além de apresentar a competição, a MIT Cup é toda equipada para a melhor experiência possível.
No primeiro vídeo divulgado, Richard aproveitou para confirmar isso e mostrou o ambiente preparado para os competidores e para o público apaixonado por adrenalina: “Aqui tem uma estrutura chamada Zona de Espetáculo. É onde os convidados ficam para assistir às provas (…). E não para por aí: tem cafezinho, simulador, pipoquinha, espaço kids, quiropraxia e até corte de cabelo”, contou.
Ver esta publicação no Instagram
Detalhes para o impossível
E não é qualquer carro que pode competir em rali. Para sanar a curiosidade de alguns, Richard mostrou quais as adaptações necessárias para um veículo de rua se tornar apto para as disputas.
“Nada de banco de couro ou central multimídia. Aqui dentro, cada detalhe foi pensado para encarar o impossível. Primeiro, a gaiola de proteção, que mantém o piloto e o navegador seguros contra qualquer coisa”, apontou. Além disso, o carro de rali é equipado com um banco concha com cinto pontos, volante menor, pedais robustos e um Truxx – que funciona como um GPS.
Ver esta publicação no Instagram
Precisa ser piloto profissional para participar?
Não! E essa foi apenas uma das quatro perguntas que Richard respondeu no terceiro vídeo da série, feito durante a terceira etapa da Mitsubishi Cup. Além disso, o colaborador apresentou uma lista de curiosidades para os interessados em rali.
Uma delas é que a Mitsubishi Motors é a única montadora que fabrica carros de corrida na mesma linha de montagem onde são feitos os carros de rua no Brasil. “Já são mais de 800 carros de rali produzidos nos últimos 25 anos”. Além disso, outra curiosidade é que as provas acontecem em fazendas particulares, ao contrário de outras categorias.
Confira a lista completa de curiosidades sobre a MIT Cup!
Ver esta publicação no Instagram
A hora dos pilotos
Os protagonistas dessa experiência radical não poderiam ficar de fora. No quarto vídeo compartilhado, os pilotos responderam às dúvidas de quem está chegando agora ao universo do rali.
Qual o papel do navegador? Pode parecer simples, mas não é. O bicampeão brasileiro Erik Sharpey explica que a função do navegador é indicar o caminho e os perigos que podem aparecer no percurso.
“Os navegadores são os olhos dos pilotos durante o trajeto”, completou o piloto e youtuber Tiago Kfouri.
Os competidores ainda responderam sobre as planilhas usadas durante a competição, os tipos de carro usados na MIT Cup e os sistemas de proteção.
Assim fica mais fácil entender tudo o que rola durante as competições. Veja!
Ver esta publicação no Instagram
Primeira vez no rali
“Foi uma experiência única na vida.” Foi assim que Richard definiu o que foi correr no rali pela primeira vez na vida. O colaborador do Metrópoles encerrou a cobertura da terceira etapa da MIT Cup com chave de ouro. E uma coisa ele comprovou: um carro de rali é preparado para absolutamente tudo.
“Parecia que eu estava em cima de um palco fazendo um show, de tanta adrenalina.”
Ver esta publicação no Instagram
Paixão por rali
Considerado o mais tradicional rali monomarca cross country de velocidade da América Latina, a Mitsubishi Cup tem 26 anos de história e, nesse período, mais de 14 mil participantes já passaram pelo campeonato. Os participantes e as equipes utilizam os modelos Mitsubishi 4×4 exclusivos da competição: L200 Triton Sport R e RS, L200 Triton ER, Eclipse Cross R e Outlander Sport R.
A competição é dividida em sete etapas, cada uma realizada em terrenos diferentes. Além disso, pilotos e equipes são distribuídos em duas categorias: mais experientes (PRO) e iniciantes (CUP).
Outro bônus é a premiação da competição. Os vencedores concorrem a viagens – com tudo pago – ao fim da MIT Cup. Além disso, pilotos e navegadores recebem premiações por etapa em diferentes categorias, como melhores duplas, melhor piloto feminina e navegadora e, ainda, premiação para as equipes.
MIT Cup 2025
A próxima etapa do torneio Mitsubishi Cup acontece em 6 de setembro, em Mogi Guaçu, São Paulo. Na sequência, o rali movimenta Canitar (4/10), São João da Boa Vista (1º/11) e, novamente, Mogi Guaçu (29/11). Se você se interessa pelo tema e quer saber mais dessa experiência, acesse as redes sociais do evento: