O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), na Região Metropolitana de São Paulo, foi reprovado em uma avaliação anual realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a qualidade do serviço prestado.
O aeroporto foi o único a receber uma nota negativa dentre os 12 avaliados, com -1,0519%. O Painel de Indicadores de Qualidade de Serviços de Aeroportos Concedidos faz parte de uma iniciativa de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços de aeroportos concedidos à iniciativa privada que movimentam mais de 5 milhões de passageiros por ano.
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Guarulhos foi reprovado devido a problemas na limpeza de banheiros, falta de conforto nos terminais de embarque e excesso de barulho. Somado a isso, o aeroporto não atinge o número mínimo de embarque por pontes em voos domésticos e internacionais, fazendo com que passageiros tenham que se deslocar com ônibus.
O indicador de qualidade é utilizado como uma das formas de cálculo da taxa de embarque paga. A GRU Airport, concessionária responsável pela administração do aeroporto, está sujeita ao pagamento de multas por falhas no contrato com base na avaliação, segundo a agência.
Em nota, a GRU Airport afirmou que obteve aumento de 40% na percepção dos passageiros em comparação com a pesquisa anterior. Destacou, ainda, que entre os anos de 2016 e 2024 investiu mais de R$ 670 milhões em melhoras na infraestrutura do aeroporto, como manutenção de pisos, reforma de banheiros, readequação de equipes de limpeza e manutenção das áreas de circulação.