Portal Estado do Acre Notícias

Agências determinam que Sabesp diminua retirada de água do Cantareira

agencias-determinam-que-sabesp-diminua-retirada-de-agua-do-cantareira

Agências determinam que Sabesp diminua retirada de água do Cantareira

A Sabesp terá que diminuir o volume de água retirado do Sistema Cantareira imediatamente. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), que gerenciam juntas o Cantareira, por causa do baixo nível em que se encontra o reservatório.

Com isso, o volume autorizado de retirada de água do Cantareira sai dos atuais 31 metros cúbicos por segundo (m³/s), permitidos em agosto, e vai para 27 m³/s, em setembro. Uma economia, portanto, de 4m³/s. A média mensal de volume retirado do reservatório neste mês pela Sabesp estava em 30,55 m³, segundo boletim divulgado pela companhia.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Sistema Cantareira, responsável por abastecer a Grande SP

Divulgação/Sabesp2 de 4

Sistema do Cantareira

Divulgação/Sabesp3 de 4

Sistema Cantareira, responsável por abastecer a Grande SP

Divulgação/Alesp4 de 4

Sistema Cantareira é responsável por fornecimento em São Paulo

Reprodução/ TV Globo

A redução no limite máximo de retirada de água segue as regras definidas por uma resolução conjunta criada após a crise hídrica de 2014. O documento aponta qual o volume permitido de retirada de água de acordo com o total de água acumulada nos reservatórios.

Leia também

Entenda os limites

Nesta semana, a Sabesp anunciou redução na pressão da água enviada aos consumidores durante o período da noite, seguindo uma determinação da Arsesp, como medida preventiva, para evitar uma crise no abastecimento. A medida começou nessa quarta-feira (27).

Como mostrou o Metrópoles, o volume total dos sete reservatórios de água que abastecem a região metropolitana de São Paulo apresentaram o menor índice para esta época, 38%, desde a crise hídrica de 2015, quando marcaram 11,4%, segundo a Sabesp.

Sair da versão mobile