O Hospital Anchieta Taguatinga acaba de ser certificado com o selo Gold Seal of Approval® da Joint Commission International (JCI) para Acreditação Hospitalar. É um reconhecimento pela conformidade contínua com os padrões internacionalmente reconhecidos. Símbolo de qualidade, o Gold Seal of Approval® reflete o compromisso da organização em fornecer cuidados seguros e eficazes aos pacientes.
Considerada um dos atestados de qualidade mais respeitados e difíceis de se obter no setor, a certificação posiciona o hospital como uma referência global em segurança, qualidade de atendimento e gestão clínica. No Brasil, apenas 58 hospitais (de mais de 7 mil unidades hospitalares) possuem a certificação da Joint Commission International (JCI).
O diretor médico da Kora Saúde, Dario Ferreira, destaca que a busca por essa conquista envolve, sobretudo, o compromisso com o cuidado do paciente.
“Os padrões representam o mais alto nível de excelência assistencial disponível hoje no mundo. São cerca de 1,4 mil requisitos, que abrangem desde práticas clínicas de ponta até estrutura física, gestão de dados e processos internos. A complexidade e a profundidade desses padrões superam, e muito, os exigidos pela legislação brasileira, desafiando-nos a ir além do básico e a evoluir constantemente.”
Diretor médico da Kora Saúde, Dario Ferreira
Para alcançar a acreditação, o Hospital Anchieta foi submetido à avaliação de mais de 1,4 mil elementos de mensuração – desde a segurança no atendimento ao paciente até a governança institucional, todos alinhados aos mais altos padrões internacionais de qualidade em saúde.
Marcello Caio de Souza Reis
Segundo o diretor do Hub-DF da Kora Saúde e diretor-geral do Anchieta Taguatinga, Marcello Caio de Souza Reis, “para o paciente, a acreditação da JCI funciona como um selo de garantia de que a instituição segue os mais altos padrões internacionais em todos os seus processos”.
Critérios e requisitos
A unidade hospitalar foi submetida a uma rigorosa avaliação realizada por uma equipe especializada da Joint Commission International, que analisou a conformidade com padrões hospitalares em diversas áreas.
Entre os aspectos verificados estavam as metas internacionais de segurança do paciente; a avaliação e os cuidados prestados ao paciente; os procedimentos de anestesia e cuidados cirúrgicos; o gerenciamento de medicamentos; a educação voltada para o paciente e sua família; as práticas de melhoria da qualidade e as ações de prevenção e controle de infecções, além da governança e liderança da instituição. Também foram examinados a gestão das instalações, a qualificação e educação da equipe e o gerenciamento das informações.
Os padrões hospitalares da Joint Commission International são desenvolvidos com base em consultas com especialistas e prestadores de serviços de saúde do mundo inteiro, profissionais qualificados em mensuração e pacientes. Para a avaliação, são utilizados critérios da literatura científica e consenso de autoridades no assunto, que ajudam as organizações a mensurar, avaliar e melhorar seu desempenho.
Os médicos Dario Ferreira e Deivson Mundim
Para o diretor Dario Ferreira, a certificação é um reflexo da missão do Hospital Anchieta de entregar saúde com excelência, responsabilidade e segurança. Porque o centro de tudo continua sendo o paciente.
“As exigências para receber uma certificação desse nível vão desde o cuidado com o paciente até a segurança das instalações e dos sistemas de informação. São muito superiores às da legislação brasileira, e isso é um diferencial. O grande objetivo é garantir que nossos pacientes recebam o cuidado mais seguro possível na hora certa, da maneira certa, com o resultado certo”, afirma Dario Ferreira.
Cada um dos padrões exigiu índices mínimos de conformidade para aprovação, além da apresentação de evidências e resultados assistenciais consistentes. Os protocolos são gerenciados de forma rigorosa.
“Um processo tão exigente de acreditação envolve todo o time do hospital. Para organizar e avançar em todas as frentes, definimos líderes de capítulo, responsáveis por cada padrão. A equipe acompanhou indicadores, revisou processos, investiu em infraestrutura e respondeu com assertividade a todos os apontamentos nas visitas de avaliação”.
Diretor médico do Anchieta Taguatinga, Deivson Mundim
“Estar entre as organizações de saúde que conquistaram o Selo Ouro de Aprovação como entidade credenciada pela JCI consolida o Hospital Anchieta como uma referência para o setor hospitalar brasileiro”, conclui o diretor-geral do Anchieta Taguatinga, Marcello Caio.