MAIS

    Após frio, temperaturas chegam até a 40ºC no fim de semana. Saiba onde

    Por

    A quinta onda de frio do ano se encerrou na última quarta-feira (13/8) e com isso a temperatura começou a subir em diversas regiões do Brasil. De acordo com previsão do Climatempo, este final de semana será marcado por chuva fraca no litoral do Sudestes, pancadas no Norte, calor e tempo seco em boa parte do país.

    Leia também

    Após dias frios, o Centro-Oeste terá um final de semana com temperaturas bem elevadas. O sábado será marcado pelo tempo firme e seco em praticamente toda a região. A meteorologia aponta que a massa de ar seco inibe o avanço de instabilidades, com exceção do extremo norte do MT, onde pode ter chuvas isoladamente durante à tarde.

    Em boa parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás a umidade relativa do ar entra em níveis críticos, com índices abaixo de 20%. No domingo (17/8) o cenário segue o mesmo, com máximas na casa dos 40 °C em cidades como Cuiabá.

    Sul

    Já no Sul o final de semana começa com a atuação da massa de ar polar, garantindo que o tempo fique firme e com temperaturas mais baixas em boa parte da região. Todavia, no Rio Grande do Sul podem ser registradas pancadas isoladas entre o sul, campanha e litoral gaúcho.

    Em Santa Catarina e Paraná, a infiltração marítima mantém pancadas fracas a moderadas no litoral, enquanto o interior segue com tempo firme e umidade em queda.

    No domingo (17/8), o tempo firme predomina na maior parte da região, porém, as temperaturas continuam amenas.

    No interior de São Paulo e Minas Gerais o sábado será marcado por predomínio de tempo firme, calor e umidade relativa do ar em baixa, com índices abaixo de 20% em áreas do norte paulista e Triângulo Mineiro.

    Sudeste

    No litoral de São Paulo e Espírito Santo, o vento úmido que sopra do mar contra a costa, mantém a nebulosidade e a condição para pancadas de chuva. O Climatempo destaca para episódios mais significativos no litoral sul paulista e capixaba.

    No domingo (17/8), a infiltração marítima ainda provoca chuva isolada no litoral do carioca, paulista e capixaba. Nas demais áreas, o tempo firme prevalece. A tarde segue amena nas faixas litorâneas e no sul de Minas, enquanto no interior paulista e mineiro o calor e o ar seco dominam o cenário.

    Nordeste

    No sábado a combinação de infiltração marítima e perturbações em níveis médios da atmosfera favorece pancadas de chuva entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte. Há risco de chuva forte especialmente no recôncavo baiano e nos litorais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. No litoral do Maranhão e do Ceará, também pode chover intensamente em alguns períodos. Já no interior o tempo segue firme, com predomínio de sol, calor intenso e umidade em níveis críticos.

    Já no domingo, as pancadas de chuva persistem entre o litoral da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, com destaque para a possibilidade de chuva localmente forte entre o litoral baiano e o cearense. No interior do Nordeste, o tempo continua firme, com calor acentuado e baixa umidade durante a tarde.

    Norte

    Instabilidades marcaram o sábado no Amazonas, Roraima e Pará. No Acre, Rondônia e Tocantins será de predomínio de tempo firme, com sol forte, calor e baixa umidade do ar.

    No domingo (17/8) o cenário segue o mesmo, com instabilidade ganhando força em Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. No Acre, Rondônia e Tocantins o tempo fica firme.