O escritor Luis Fernando Verissimo, conhecido pelo texto carregador de humor e ironia, morreu neste sábado (30/8), aos 88 anos. Ele estava internado, no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre (RS), desde o dia 11 de agosto.
Em nota compartilhada ao Metrópoles, o Hospital Moinhos de Vento confirmou que a causa da morte foi devido a complicações decorrentes da pneumonia. Ele estava internado para tratar da doença.
Boletim médico atualiza quadro de Luis Fernando Veríssimo, de 88 anos
Divulgação
Luis Fernando Veríssimo posa sorridente
Divulgação
Divulgação
Luis Fernando Verissimo
Foto: © Alice Vergueiro/Abraji
Além do quadro de pneumonia, Verissimo lidava com limitações motoras e de comunicação consequentes de outros problemas de saúde. Ele usava um marca-passo desde 2016, teve um câncer ósseo em 2020 e um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021, o que o levou a parar de escrever, e lidava com a doença de Parkinson.
Nas redes sociais, escritores e famosos de outras áreas do mundo das artes prestaram homenagens e lamentaram a morte do escritor e cronista.
Veja as homenagens dos famosos
A cartunista Laerte Coutinho escreveu no X, antigo Twitter, uma pequena mensagem após a notícia da morte do escritor. “Um beijo, Verissimo, amigo e mestre”.
O dramaturgo Walcyr Carrasco também se manifestou e compartilhou uma foto de Luis Fernando Verissimo e um texto no Instagram. “Perdemos um dos grandes da nossa literatura. Luís Fernando Veríssimo foi o cronista da vida simples, das emoções humanas mais verdadeiras, do cotidiano que só ele sabia transformar em obra. Um gigante que fez da simplicidade a sua genialidade. Descanse em paz!”, compartilhou.
O ator José de Abreu também se pronunciou no X e destacou a carreira de Verissimo. “Dominou com maestria a arte do texto curto”.
A cartunista Angeli prestou homenagem compartilhando uma charge e escreveu na legenda uma mensagem para a família do escritor. “Todo amor para Lúcia, Fernanda, Mariana, Pedro e família. Imensurável é ‘o pai’. R.I.P Verissimo”, escreveu.
Matéria em atualização