Um livro emprestado em 1943 foi devolvido a uma biblioteca nos Estados Unidos 82 anos depois do prazo de devolução.
O exemplar de Your Child, His Family, and Friends, do escritor Frances Bruce Strain, enviado do estado americano do Oregon, chegou acompanhado de uma carta.
O remetente explicou que o livro havia sido encontrado entre os pertences do filho de uma antiga frequentadora já falecida.
O caso foi compartilhado no Instagram pelo perfil oficial da Biblioteca Pública de San Antonio (SAPL):
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por San Antonio Public Library (@mysapl)
Na mensagem, o remetente agradeceu à biblioteca e brincou sobre a multa: “Espero que não haja multa por isso, porque a vovó não poderá pagar mais”. Em resposta, a instituição disse que não cobra multas por atraso desde 2021.
Leia também
-
CNU 2: Biblioteca Nacional de Brasília terá aulões gratuitos
-
14 livros perfeitos para embalar agosto
-
Campanha de arrecadação de livros para detentos começa em agosto; veja
-
5 livros que vão transformar a hora da leitura com as crianças
O livro ficará em exposição no saguão da biblioteca central em agosto. Em seguida, será doado para revenda no programa Friends of SAPL, e a renda será destinada a financiar os serviços e atividades da biblioteca.
Leia a íntegra da carta enviada na devolução do livro:
“Depois da morte recente do meu pai, herdei algumas caixas de livros que ele deixou. Ao vasculhá-las, encontrei o volume incluído de Your Child, His Family, and Friends, de Frances Bruce Strain, de 1943.
Meu pai tinha 11 anos na época. O livro deve ter sido emprestado pela minha avó, Maria del Socorro Aldrete Flores (Cortez). Naquele ano, ela se mudou para a Cidade do México para trabalhar na Embaixada dos Estados Unidos. Ela deve ter levado o livro consigo, e, cerca de 82 anos depois, ele acabou em minha posse.
Quando percebi que o exemplar era da Biblioteca Pública de San Antonio, decidi devolvê-lo. Espero que não haja multa, porque a vovó não poderá pagar por isso.
Por favor, aceitem minha gratidão por todo o serviço prestado. Prometo doar à biblioteca assim que possível, para demonstrar minha enorme apreciação por tudo o que vocês fazem”.