MAIS

    Autora mais lida do país, Carla Madeira comanda Metrópoles Talks no DF

    Por

    Autora dos livros Tudo é Rio (2014), A Natureza da Mordida (2018) e Véspera (2021), Carla Madeira levou uma multidão de fãs e apreciadores de suas obras literárias ao Ulysses Centro de Convenções, na última terça-feira (26/8), para conferirem o Metrópoles Talks, braço de palestras do maior portal de notícias do Brasil. Considerada a autora brasileira mais lida do país, a escritora participou de um bate-papo sobre as conexões humanas em suas publicações.

    Nascida em Belo Horizonte, Carla Madeira conquistou, em 2024, o prêmio de Melhor Livro do Ano de Autores Lusófonos com o seu maior sucesso, Tudo é Rio, concedido pela Bertrand, a mais antiga e maior rede de livrarias de Portugal.

    Formada em jornalismo e publicidade, a escritora trabalhou como professora de redação publicitária na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e, atualmente, é sócia e diretora de criação da agência de comunicação Lápis Raro, baseada na capital mineira.

    Leia também

    Ao subir ao palco do Metrópoles Talks, a convidada especial da noite foi ovacionada pelo público, com aplausos de entusiasmo e demonstrações de carinho pela autora. Muito afetuosa e gentil com os leitores, ela agradeceu a oportunidade de contar um pouco sobre seu trabalho aos brasilienses. As jornalistas do Metrópoles Natália André e Ranyelle Andrade mediaram a conversa.

    “Eu venho ao longo desses anos conversando com pessoas daqui de Brasília que manifestavam e manifestam o desejo de que eu viesse conhecer vocês aqui de pertinho. Estou muito feliz, muito obrigada por vocês estarem aqui”, disse Carla Madeira.

    Carla Madeira é recebida com carinho no Metrópoles Talks
    Plateia do Metrópoles Talks

    Com duração de um pouco mais de uma hora, o bate-papo fluiu naturalmente e de forma descontraída, despertando o interesse da plateia por cada ideia proferida pela escritora. Após o diálogo, algumas perguntas enviadas simultaneamente pelos espectadores foram respondidas por ela.

    Entre os temas debatidos, destacou-se o processo de construção de personagens nas obras de Carla. “Eu não sou um autora de composição. Eu sou um autora que, antes de escrever a história, se demora, tentando fazer a persona, tentando compreender quem é o personagem e descrevê-lo. Eu vou descobrindo o personagem à medida em que eu vou escrevendo”, declarou.

    “Eu costumo dizer que escrever é um corpo em escuta. E eu estou ali tentando escutar, ouvir aquela personagem que está envolvida em determinada situação”

    Carla Madeira

    A convidada aproveitou o momento de fala para compartilhar que descobriu a paixão pela escrita por meio da música. “Tive um encontro muito importante na vida com a música. Aos 9 anos, ganhei um violão. Aprendi a tocar e cantar. Eu achava que iria ser cantora. Minha primeira paixão pela palavra foi na música. E eu ainda gosto de pintar. Hoje, tudo é resultado desse interesse por linguagens”, ressaltou.

    Carla Madeira no Metrópoles Talks

    Questionada sobre as referências da literatura que a inspiram, Carla Madeira mencionou, primeiramente, a música popular brasileira. “É muito rica”, argumentou. Em seguida, citou nomes como Monteiro Lobato, Guimarães Rosa, Victor Hugo, Dostoiévski, Machado de Assis e Milton Hatoum — e confirmou a admiração que sente por mulheres como Natalia Timerman, Aline Bei e Andrea del Fuego.

    E, enquanto compartilhava detalhes de seu processo criativo, a autora esclareceu que situações do dia a dia a levam a escrever. O luto, por exemplo, a fez iniciar seu próximo livro de ficção, ainda sem previsão de lançamento.

    Carla também celebrou o notável interesse da população brasileira pela literatura:

    “Como está bonito isso aqui. Quantas pessoas estão aqui movidas pela literatura para ouvir uma pessoa que escreve”. “Esse movimento enche a gente de esperança, porque a literatura é sempre uma oportunidade para pensarmos o mundo que a gente quer”, acrescentou.

    Fãs fazem fila para pedir autógrafo à autora

    Durante o encontro, a convidada da noite foi interrogada se o desenvolvimento de suas obras a levam a um final ainda desconhecido, ou se o fechamento da narrativa já é algo em mente desde o início. Segundo a escritora, conforme ela vai redigindo, a história vai sendo criada — e o encerramento é algo que ela descobre somente depois.

    A autora de Tudo é Rio enfatizou, ainda, a importância do perdão, tema que se sobressai em sua publicação de 2014. Com um final inusitado (ou até polêmico para algumas pessoas), o romance que narra a história do casal Dalva e Venâncio levanta, dentre tantas outras, uma reflexão sobre a verdadeira essência do perdão. “Perdoar não é impunidade”, sustentou.

    Em conversa com a coluna Claudia Meireles, Carla Madeira revelou o tema do próximo livro. De acordo com a publicitária, a obra manterá a linha das relações familiares, que é sua vocação.

    Já quanto à série da HBO Max, que será uma adaptação de Véspera — e terá Bruna Marquezine e Gabriel Leone no elenco —, ela conta que criou grandes expectativas. “Eu participei bastante do processo. Acho que vai ficar muito bacana. Tem um elenco incrível e a Joana Jabace [diretora] é maravilhosa”, fala.

    Escritora autografa livros

    Metrópoles Talks

    O Metrópoles Talks é um espaço no qual mentes brilhantes compartilham ideias, experiências e visões que inspiram e provocam reflexões. Grandes nomes já estiveram presentes no projeto de palestras do Metrópoles. Em São Paulo, a médica Ana Claudia Quintana Arantes convidou o público a refletir sobre a jornada da vida sob um ângulo surpreendente. Antes dela, a capital paulista reuniu Ingrid Guimarães e Glenda Kozlowski em um bate-papo bem-humorado e informativo sobre a chegada da menopausa.

    O último nome que se apresentou no ciclo de conversas em Brasília foi o autor e roteirista Marcelo Rubens Paiva. Em março, a campeã mundial, finalista olímpica e empresária Hortência compartilhou insights importantes sobre comprometimento, preparação, concentração e foco.

    Em dezembro de 2024, a fisioterapeuta, sexóloga, especialista em sexualidade feminina e youtuber Cátia Damasceno abordou os bastidores de décadas de atendimentos no consultório e trouxe histórias com as quais muitas pessoas se identificam. Em outubro, o advogado Samer Agi contou os segredos para criar um discurso que conecta a audiência ao orador.

    Em agosto, o psicólogo Rossandro Klinjey e a jornalista Daniela Migliari abordaram autoconhecimento e gestão das emoções. Em junho, o navegador Amyr Klink promoveu uma conversa cheia de reflexões sobre a busca pela felicidade em meio às tempestades da vida.

    Assista ao vídeo do Metrópoles Talks com Carla Madeira:

    Veja as fotos de Wey Alves e Pedro Iff:

    Luiz Estevão, Carla Madeira, Cleucy Estevão e José Amaro Guimarães
    Olívia Meireles e Lilian Tahan
    Bethânia Nunes e Claudia Meireles
    Francisco Ullrich Guth e Cândida Guth
    Gabriela e Marlene Gastal
    Luiz Estevão lê frases escritas por  Carla Madeira
    Jornalista do Metrópoles Natália André dá as boas-vindas ao público
    Fabi Cardoso, Nilson de Costa e Ana Lucia Sousa Dantas
    Esther Franz, Marcelo Guth, Nicole Meyer, Aline Costa e Fernando Braga
    Ana Carolina Corso
    Público atento ao bate-papo
    Lice Beatriz Scartezini
    Paulina Amaral e Lara Amaral
    Larissa Patricio e Mariana Guimarães
    Sara Lúcia e Danielle Freiras
    Pollyanna Kruger e Danny Cabral
    Isabel Cunha e Amanda Borges
    Ruth Lopes e Ivana Moraes
    Fãs e apreciadores do trabalho de Carla Madeira lotaram o Ulysses Centro de Convenções
    Nathaniel de Vasconcelos e Clara Lobo
    Felipe Direito e Luisa Schimidt
    Cleucy e Luiz Estevão
    Renata Calheiros
    Carla Madeira agradece a participação no Metrópoles Talks
    Público aplaude de pé
    Metrópoles Talks
    Isabella Mariz e Alana Vaz
    Marcelo Judice, Andrea Judice, Paula Almendra e Lucas Judice
    Caroline Nunes, Alessandra Edver, Andyara Wolney e Ana Cristina de Almeida
    Armando Soares e Camila Martins
    João Trindade e Patrícia Gomes
    Aline Costa, Olívia Meireles e Claudia Meireles
    Carla Madeira, Ranyelle Andrade e Natália André
    Leticia Cunha, Juliana Corcino, Hevelin Balbino e Gabriella Florêncio
    Tina Dornelas, Ivan Fonte Boa e Iana Dornelas Fonte Boa
    Helena Duarte e Jeanine Durão
    Obras da escritora brasileira
    Gustavo Peri e Luisa Matte
    Daniel Felix e Mariana Lima
    Jaqueline Meneses e Tiago Neves Vanderlei
    Armando Soares e Camila Martins
    Livros de Carla Madeira expostos
    Caroline Nunes, Alessandra Edver, Andyara Wolney e Ana Cristina de Almeida
    Juliana Silveira
    Mariana Cardoso e Julia Matos
    Samantha Meyer, Rayane Azevedo e Lilian Andrade
    Alda Cavalcante e Carina Porto
    Nicolas Xavier
    Liliana Martins, Lidiane Martins e Ana Beatriz Martins
    Mirela Naves e Caroline Alves
    Carla Madeira fala sobre obras literárias
    Cleucy e Luiz Estevão
    Edilberto Moura, Lilian Fernandes, Caio Fernandes, Paulina Amaral e Lara Amaral
    Victória Albuquerque e Luisa Bastos
    Clara Resende, Nathalia Resende e Moema Pimentel
    Tina Dornelas
    Patricia Monteiro e Adriana Morais
    Kamila Foggia e Magda Maria de Oliveira
    Carla Madeira chega ao Metrópoles Talks
    Carla Madeira
    Ranyelle Andrade
    Natália André
    Metrópoles Talks com a escritora Carla Madeira
    Ranyelle Andrade, Carla Madeira e Natália André
    Autora fala com fãs após o talk
    Carla Madeira posa com leitores e admiradores de suas obras
    Fãs fazem fila para conseguir autógrafo da autora em seus livros
    Matheus Niemeyer e Luisa Rufino
    Escritora autografa livros
    Gabriel Saccilotto e Samara Fernandes
    Marcella Freitas
    Autógrafo da autora
    Matheus Niemeyer
    Hoanna Rabelo e Gisélia Gomes

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.