O Banco Central (BC) realiza um leilão de linha (venda de dólares com compromisso de recompra), nesta sexta-feira (29/8), no valor máximo de US$ 1 bilhão.
Entenda
- Segundo comunicado divulgado pela autoridade monetária na noite dessa quinta-feira (28/8), as operações de venda serão liquidadas no dia 3 de setembro.
- A recompra, por sua vez, será liquidada em 2 de dezembro.
- As propostas do leilão do BC serão acolhidas das 10h30 às 10h35.
- A taxa de câmbio utilizada para a venda de dólares será a do boletim Ptax das 10 horas desta sexta-feira.
Leia também
-
Taxa de juros seguirá alta por “um período prolongado”, diz Galípolo
-
Juros do rotativo do cartão de crédito batem 446,6% em julho, diz BC
-
Contas externas têm déficit de US$ 7,1 bilhões em julho, diz BC
-
Dólar sobe com Orçamento, reação de Lula a tarifaço e inflação nos EUA
Outros leilões
Nos últimos meses, o BC promoveu uma série de leilões de linha para rolagem dos vencimentos previstos para o começo de cada mês.
O objetivo da venda de dólares é garantir liquidez ao mercado e evitar que demanda adicional por dólares estresse a cotação da moeda dos Estados Unidos ante o real.
Taxa de câmbio Ptax
A Ptax é a taxa de câmbio de referência do real por dólares americanos mais utilizada no mercado cambial brasileiro. Ela tem esse nome por causa da PTAX800, uma transação do Sistema do Banco Central (Sisbacen) utilizada durante muitos anos pelo público para consultar taxas de câmbio.
A transação foi desativada no dia 1º de setembro de 2014, mas o sistema que a substituiu manteve o nome Ptax, já que o termo era de uso generalizado por agentes do mercado de câmbio.