Portal Estado do Acre Notícias

Brasil encerra Pan Júnior com recorde de medalhas; veja ranking

brasil-encerra-pan-junior-com-recorde-de-medalhas;-veja-ranking

Brasil encerra Pan Júnior com recorde de medalhas; veja ranking

Terminou neste sábado (23/8), em Assunção, no Paraguai, os Jogos Pan-Americanos Júnior. A disputa reuniu mais de quatro mil atletas de 41 países. A edição vai ficar marcada na história da delegação brasileira. O Time Brasil conquistou a melhor marca da história da competição. O grupo conquistou 175 pódios, sendo 70 medalhas de ouro.

Leia também

A modalidade que mais trouxe pódios para o Brasil foi a natação. Nas águas, a delegação conquistou 23 medalhas. Os principais destaques foram Stephan Steverink e Stephanie Balduccini. A dupla esteve entre os primeiros colocados nas disputas individuais sete vezes.

Em nota, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, avaliou a disputa e compartilhou orgulho com o desempenho obtido:

“Nosso balanço é extremamente positivo. A gente tinha três metas para esses Jogos. A primeira era ser Top 3, que eu até brinquei com a equipe que era muito fácil. Mas, em Jogos Pan-Americanos, a meta vai ser sempre essa, estar entre os três primeiros. Fomos campeões em Cali e a gente desejava repetir esse resultado. Garantir esse primeiro lugar foi muito importante e, mais do que isso, mostrar a evolução de todos os esportes. Em todos os itens da meta melhoramos os resultados de Cali”, iniciou.

“Superamos o número de ouros, o número de vagas por atletas e de vagas por modalidade para o Pan de Lima 2027. Essa era uma meta muito importante, pois o Pan de 27 vai distribuir vagas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles. Foi fundamental também para os atletas terem essa experiência, usufruir dos serviços de uma missão do Comitê Olímpico do Brasil e entender como funciona toda essa sistemática”, completou Marco La Porta.

Veja como ficou o top 10 do quadro de medalhas da competição:

 

Sair da versão mobile