Adotar um cachorro de temperamento similar ao do novo tutor pode ser uma forma de facilitar a adaptação da rotina. Para pessoas que não são ativas e preferem um cotidiano tranquilo, escolher pets que combinem com esse estilo de vida é uma forma de ter em casa um parceirinho com mais qualidade de vida.
Leia também
-
4 raças de cães de guarda mais indicadas para proteger a sua família
-
Os 7 cães mais leais: conheça raças que nunca abandonam seus tutores
-
Descubra quais são as 7 raças de cães mais tranquilas
Existem fatores fundamentais para o bem-estar dos tutores e dos cães. É o que explica o veterinário João Paulo Lacerda. Segundo o especialista, entre os pontos a serem considerados na adoção, estão: o temperamento do animal, o nível de exigência de atividade física, o porte, o espaço disponível e a necessidade de adaptação do ambiente.
Ou seja, saber alinhar o estilo de vida do tutor ao do pet não somente é o mais adequado, como é orientado pelos veterinários. Para pessoas mais calmas ou idosos, os animais com temperamento forte, mais agressivos ou agitados, não são recomendados.
“Da mesma forma, raças que exigem atividades físicas intensas também não são ideais. Já os animais de grande porte podem se tornar obstáculos para idosos com menor mobilidade, aumentando o risco de acidentes”, adiciona o veterinário.
Confira, abaixo, cinco raças carinhosas e calmas para tutores que têm um estilo de vida tranquilo:
Maltês
Os cachorros da raça maltês são bastante ligados aos seus tutores
Os cães dessa raça são sociáveis e brincalhões, ou seja, excelentes companheiros. “E ele é um animal pouco mais ansioso, então, quando fica só, pode sentir-se ansioso e inquieto”, adiciona o especialista.
Bulldog francês
São muito companheiros com os donos
De acordo com Lacerda, os pets dessa raça são brincalhões, mas preguiçosos. Esses animais de estimação são ideais para famílias e para idosos. Com um adendo: esses cães são animais braquicefálicos, tendo um focinho mais colado ao rosto, o pode exigir cuidados com a respiração desses pets.
Lhasa apso
Os lhasa apso não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. Podem se tornar excelentes companheiros, pois são animais tranquilos. Eles não costumam ser sociáveis com pessoas estranhas, mas são com a família.
Shih tzu
Os shih-tzus costumam ser amorosos
Esses cães costumam ser extremamente carinhosos. Além de serem indicados para a família, eles se adaptam muito bem à rotina e são apegados aos tutores. Lacerda alerta que os cuidados com esses cães estão relacionados à escovação regular, pois eles costumam apresentar problemas dentários.
Além de encantadora, é uma raça inteligente
Os animais de estimação da raça spitz alemão costumam ser pets cheios de energia e podem ser perfeitos para pessoas da terceira idade que apreciam mais animação no dia a dia. A vivacidade desses cães é contagiante, e irá garantir momentos de alegria e interações constantes.