MAIS

    Cardiologistas elegem as melhores frutas para proteger o coração; veja

    Por

    Quando o assunto é saúde do coração, a alimentação desempenha um papel fundamental. Entre os diversos alimentos recomendados, há frutas que se destacam pelo seu impacto positivo no sistema cardiovascular, segundos médicos cardiologistas ouvidos pelo Metrópoles.

    Leia também

    “Algumas frutas são verdadeiros aliados do coração, pois reúnem nutrientes essenciais que ajudam a reduzir o colesterol ruim, controlar a pressão e proteger os vasos sanguíneos contra inflamações”, destaca o cardiologista Tito Paladino.

    Frutas vermelhas: poder antioxidante e controle do colesterol 

    Para o cardiologista Marcelo Bergamo, frutas vermelhas — como morango, amora e mirtilo — merecem destaque. “Elas são ricas em antocianinas e fibras, substâncias que ajudam a reduzir o processo inflamatório, melhoram a função dos vasos sanguíneos e diminuem a oxidação do colesterol LDL, o chamado colesterol ‘ruim’”, explica. Além disso, Bergamo ressalta que o consumo regular dessas frutas contribui para o controle da pressão arterial, melhora do perfil lipídico e ajuda no controle da glicose, devido à riqueza em fibras.

    “Essas frutas também promovem saciedade, ajudando no controle do peso, o que é essencial para a saúde cardíaca”, completa.

    Mão feminina segurando um punhado de frutas vermelhasFrutas vermelhas (amora, mirtilo, morango): ricas em antocianinas, ajudam a reduzir inflamações

    Abacate: gordura boa que protege o coração

    Já o cardiologista Tito Paladino destaca outra fruta muito benéfica, mas que muitas vezes é esquecida: o abacate. “Ele é rico em gorduras monoinsaturadas, fibras, potássio e antioxidantes, nutrientes que auxiliam na redução do colesterol LDL, aumento do HDL (colesterol ‘bom’), controle da pressão arterial e na diminuição dos processos inflamatórios que comprometem os vasos sanguíneos”, destaca.

    Paladino ressalta que o abacate também contribui para a elasticidade das artérias e reduz o risco de aterosclerose, um dos principais fatores para doenças cardíacas.

    A fruta, além de ser rica em fibras, possui um alto teor de proteínaO abacate contém glutationa, uma substância que ajuda na eliminação de toxinas do fígado e protege as células hepáticas

    Antioxidantes e equilíbrio alimentar: a chave para a saúde cardiovascular

    Ambos os cardiologistas concordam que os antioxidantes presentes nessas frutas desempenham papel importante na saúde do coração, atuando na proteção contra o estresse oxidativo e a inflamação que prejudicam as células do sistema cardiovascular.

    No entanto, Bergamo chama atenção para o equilíbrio e variedade na alimentação: “Não é só a quantidade, mas o tipo de antioxidante e como o o corpo absorve que importa.” Ele também alerta que suplementos antioxidantes em excesso não trazem benefícios e podem até atrapalhar.

    Saúde cardiovascularSuplementos antioxidantes em excesso não trazem benefícios e podem até atrapalhar

    Quantidade e consumo: como incluir as frutas na dieta

    Quanto à recomendação de consumo, Marcelo sugere uma porção diária de cerca de 150 gramas (ou uma xícara) de frutas vermelhas, de quatro a cinco vezes por semana. “O consumo pode ser no café da manhã, acompanhado de iogurte ou aveia, ou como sobremesa, além de opções como smoothies sem açúcar”, explica.

    Já Paladino indica o consumo de meio abacate pequeno ou duas a três colheres de sopa, de três a quatro vezes por semana, para garantir benefícios sem exagerar nas calorias.

    8 imagensEle abrange aspectos físicos, mentais e sociaisFaça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudávelPraticar atividade física é essencial Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e felizO bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sonoFechar modal.1 de 8

    O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória

    Getty Images2 de 8

    Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais

    Getty Images3 de 8

    Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável

    Getty Images4 de 8

    Praticar atividade física é essencial

    Getty Images5 de 8

    Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz

    Getty Images6 de 8

    O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono

    Getty Images7 de 8

    Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias

    Getty Images8 de 8

    Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado

    Getty Images

    Contraindicações e cuidados

    Sobre contraindicações, ambos especialistas destacam que, em geral, essas frutas são seguras, mas é necessário cuidado em casos específicos.

    Pacientes com alergias devem evitar frutas que causem reações. Pessoas com diabetes precisam controlar a porção, por conta dos carboidratos e açúcares naturais. Pacientes com insuficiência renal, por exemplo, devem ficar atentos ao consumo de frutas ricas em potássio, como o abacate, para evitar complicações. Bergamo também alerta sobre interações entre algumas frutas, como toranja e pomelo, com medicamentos usados para o coração.

    A mensagem dos médicos é clara: a inclusão regular dessas frutas na alimentação pode ser uma aliada poderosa na prevenção de doenças cardíacas. Mas o consumo deve ser orientado e equilibrado, sempre levando em consideração condições individuais.