A MedSênior, operadora de saúde focada no público a partir dos 49 anos, foi selecionada para apresentar o case “Bem Envelhecer” no 4º Congresso Latino-Americano de Casos de Open Innovation, evento que integra a programação do Open Innovation Week (Oiweek), principal ponto de encontro da comunidade de inovação aberta na América Latina.
A empresa capixaba foi destaque entre os cases selecionados pelo ineditismo do projeto “Bem Envelhecer”, que une saúde, tecnologia, cultura, inclusão digital e propósito para transformar a maneira como se fala e se vive o envelhecimento no Brasil. O case foi idealizado por Maycon Oliveira, diretor de marketing e vendas digitais da MedSênior.
O projeto foi iniciado a partir de uma pesquisa aplicada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Medicine Innovation Lab (MIL), braço tecnológico da MedSênior. O estudo aprofundou as dimensões do envelhecimento bem-sucedido e deu origem ao conceito que, hoje, rege a filosofia da empresa.
O conceito “Bem Envelhecer” é estruturado em quatro pilares estratégicos:
- reposicionamento narrativo
- inclusão digital
- multicanalidade
- inovação em serviços e senso de pertencimento
“Substituímos o discurso técnico por histórias de autonomia, afeto, espiritualidade, mobilidade, comunidades e tecnologia com propósito. Queremos mostrar que envelhecer é protagonizar uma nova fase da vida, com autonomia, saúde e propósito”, destaca Maycon Oliveira.
Dessa forma, a MedSênior colocou em prática diversos projetos de inclusão digital com produção de podcasts, vídeos, conteúdos editoriais e aplicativo adaptado ao público sênior. Além disso, na empresa, a inteligência artificial é usada para predição de riscos, telemonitoramento e plataformas de cuidado integrado aos nossos beneficiários.
Com isso, o “Bem Envelhecer” tornou-se a base do programa de medicina preventiva da MedSênior, integrando aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais do cuidado. Ele é alimentado por escuta ativa e se desdobra em ações práticas, como oficinas terapêuticas, encontros presenciais e iniciativas tecnológicas.
Entre os destaques está o Prime, linha de cuidado especializado para beneficiários com doenças crônicas, focada em cinco frentes: diabetes, nefrologia, cardiologia, imunologia e osteoporose.
Outro exemplo é o podcast Bem Envelhecer MedSênior, que já ultrapassou 1,8 milhão de visualizações e se consolidou como referência nacional no debate sobre longevidade. Com episódios que misturam ciência, cultura e experiências reais, o podcast se tornou um dos canais mais potentes da marca.
Outros resultados comprovam o retorno positivo do programa, como aumento de 135% na adesão aos canais digitais e 34% das vendas realizadas on-line. As campanhas digitais da marca somaram mais de 108 milhões de impressões, sendo 31 milhões apenas no Instagram.
“Nós criamos o conceito do Bem Envelhecer e vamos seguir investindo para que ele se fortaleça. É uma filosofia que envolve cuidado diário, prevenção e promoção de uma vida plena”, afirma Maely Coelho, presidente da MedSênior.
Além da participação na Oiweek, a MedSênior marcará presença no Rio Innovation Week 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, que ocorrerá entre 12 e 15 de agosto, no Rio de Janeiro.
A operadora será representada por Maycon Oliveira, diretor de Marketing e Vendas Digitais; Marcus Vinicius Albernaz Leitão, diretor de Inovação; e Cleber Neves, head de Inovação Aberta, que fazem parte da programação oficial do evento, compartilhando experiências envolvendo iniciativas focadas no público 49+.
Legenda da foto da esquerda para a direita: Fernando Potsch, CEO da Sênior Tech; Maycon Oliveira, diretor de marketing e vendas digitais MedSênior; Juedir Teixeira, CEO JTB Consultoria; Bruno Simão, vice-presidente de clientes crescimento e MKT do Banco Mercatil; e Roberto Mathias, CEO da Tele Rio.