MAIS

    Caso Marcos Do Val: Alcolumbre indica a senadores que recorrerá a STF

    Por

    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizou a senadores que vai recorrer ao STF para tentar reverter algumas das medidas cautelares impostas a Marcos do Val (Podemos-ES).

    A ideia, segundo senadores, é que o Senado entre com um recurso pedindo ao ministro Alexandre Moraes para reverter as cautelares que impedem o exercício do mandato do parlamentar capixaba.

    4 imagensMarcos do ValO senador Omar Aziz (PSD-AM) já presidiu a CPI da Covid-19 e presidirá a CPMI do INSSFechar modal.1 de 4

    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre

    Vinicius Schmidt/ Metrópoles2 de 4

    Arte sobre imagem Vinícius Schmidt e Hugo Barreto/Metrópoles 3 de 4

    Marcos do Val

    Hugo Barreto/Metrópoles4 de 4

    O senador Omar Aziz (PSD-AM) já presidiu a CPI da Covid-19 e presidirá a CPMI do INSS

    Senadores querem que Alcolumbre peça a Moraes, por exemplo, que revogue o bloqueio do salário e da verba de gabinete de Marcos do Val, bem como permita ao senador viajar para seu estado.

    Na avaliação de integrantes do Senado, algumas das cautelares, como o bloqueio de contas bancárias e salários, impostas quando Do Val estava nos EUA, não fariam mais sentido após ele voltar ao Brasil.

    Leia também

    Pressão sobre Alcolumbre

    A coluna apurou que, nas últimas horas, diversos senadores procuraram Alcolumbre para pressionar o presdiente da Casa a recorrer ao STF em prol do colega capixaba. Um deles foi Omar Aziz (PSD-AM).

    O recurso tem sido defendido pelos senadores não pelo fato de Marcos do Val ser querido. Na avaliação dos parlamentares, Alcolumbre precisa recorrer ao Supremo para defender o próprio Senado.