MAIS

    Chá anti-inflamatório reforça o sistema imunológico e melhora o sono

    Por

    Com o crescimento de casos ligados a infecções respiratórias, como gripes e resfriados, a busca por alternativas que ajudem a reforçar o sistema imunológico aumenta. Uma das opções é o chá de marcela (Achyrocline satureioides). Através de sua ação anti-inflamatória, ele fortalece as defesas do organismo e auxilia na proteção contra vírus respiratórios.

    A bebida de aroma leve e delicado ainda tem outros poderes medicinais, podendo ajudar a melhorar a qualidade do sono através de suas propriedades calmantes e sedativas.

    “Além de promover o sono e fortalecer o sistema imunológico, esse chá pode ajudar a aliviar diversas dores, como cólicas menstruais, e também reduzir a ansiedade e melhorar a digestão“, afirma o nutrólogo Diego Torrico, da Clínica Penchel, de Belo Horizonte.

    Flavonoides, terpenoides, carotenoides, cumarinas e polissacarídeos estão entre os principais compostos bioativos da infusão a partir das flores secas da planta marcela.

    No entanto, para fazer efeito, o consumo do chá deve ser combinado com uma rotina alimentar saudável e a prática regular de exercícios físicos.

    Outros benefícios do chá de marcela

    • Alivia desconfortos estomacais: ajuda em casos de indigestão, azia e enjoos.
    • Reduz gases e cólicas intestinais: possui propriedades carminativas que auxiliam na eliminação de gases.
    • Alivia o estresse e a ansiedade: as propriedades calmantes promovem o relaxamento.
    • Ação anti-inflamatória: ajuda a reduzir inflamações e dores no corpo.
    • Alívio de cólicas menstruais: possui propriedades analgésicas e antiespasmódicas que diminuem a dor e a contração dos músculos uterinos.

     Chá de marcela e própolis: combinação poderosa

    Quando combinado com o própolis, a infusão de marcela auxilia no alívio dos sintomas de gripes e resfriados, além de fortalecer a imunidade. Em casos de infecções respiratórias, a bebida pode ser usada desde os primeiros dias dos incômodos para encurtar a duração do quadro viral.

    Leia também

    “O própolis se destaca pela ação antiviral, antifúngica e imunomoduladora, enquanto a marcela tem efeito calmante sobre as mucosas, o que ajuda a aliviar sintomas como dor de garganta, tosse seca e congestão leve”, explica a nutricionista Nathália Ribeiro Rodrigues, que atua no Rio de Janeiro.

    A parceria entre marcela e própolis não para por aí, ajudando o sistema digestivo a funcionar melhor também.

    Melhora na qualidade do sono

    A quercetina e luteolina são os compostos responsáveis pela ação calmante do chá, causando efeito tranquilizante, diminuindo a insônia e combatendo sintomas de estresse e ansiedade. Assim, a qualidade de sono melhora, tornando-se mais reparador.

    Foto de flores de marcela - MetrópolesO chá de marcela é conhecido pelo efeito de relaxamento

    “Estudos apontam que a marcela tem propriedades sedativas leves, o que favorece o relaxamento sem causar dependência ou sonolência excessiva”, revela a nutricionista Thays Pomini, que atua em São Paulo.

    Como preparar a bebida

    Ingredientes:

    1 colher de chá de folhas secas de marcela (cerca de 1 g);
    200 ml de água.

    Modo de preparo:

    Ferva a água e, só depois de apagar o fogo, acrescente as folhas de marcela. Deixe o chá em infusão por 10 minutos e sirva. Se desejar, adoce com mel ou acrescente limão ou própolis, conforme o gosto pessoal.

    Contraindicações

    Por ter a possibilidade de oferecer riscos ao bebê, gestantes e lactantes devem evitar o consumo da bebida. Pessoas com alergia a plantas da família Asteraceae, como alface, chicória, alcachofra e girassol, devem ter cautela na ingestão, pois podem ter reações adversas.

    Segundo Thays, para evitar sensibilizações e manter a eficácia dos compostos bioativos no organismo, o ideal é consumir de uma a duas xícaras por dia, entre as refeições.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!