Não é só um tempero: o alho, quando preparado em forma de chá, pode se transformar em um aliado da saúde, fortalecendo o organismo e ajudando no equilíbrio do corpo. De acordo com o nutricionista Fernando Castro, essa infusão carrega compostos poderosos, como a alicina — substância com ação antimicrobiana e antifúngica.
Leia também
-
Chá de alho: 4 benefícios da bebida que melhora a circulação do sangue
-
Chá antioxidante auxilia no controle da glicemia e na perda de peso
-
O que colocar no chá verde para potencializar a ação anti-inflamatória
“O alho fortalece o sistema imunológico, ajuda a combater vírus e bactérias, além de contribuir para o controle do colesterol, melhorar a circulação e auxiliar na regulação da pressão arterial”, explica Castro. O profissional também destaca o efeito antioxidante do chá, que protege as células e ajuda a reduzir inflamações no corpo.
Como preparar o chá de alho
Ingredientes:
1 dente de alho (amassado ou cortado ao meio)
1 xícara de água
Opcional: mel ou algumas gotas de limão
Modo de preparo:
Conforme indica Fernando Castro, primeiramente deve-se ferver a água para, em seguida, adicionar o alho. Depois, é preciso desligar o fogo. “Tampe e deixe em infusão de cinco a 10 minutos”, aconselha. Após esse período, o chá de alho precisa ser coado. A nutricionista dá outra recomendação: “Se desejar suavizar o sabor, adicione 1 colher de chá de mel ou algumas gotas de limão.”
Consumo recomendado
O consumo recomendado, segundo o especialista, é de uma xícara por dia, preferencialmente morna e à noite. Isso porque, além de seus efeitos terapêuticos, o chá pode facilitar a digestão e promover uma sensação de relaxamento. No entanto, Castro faz algumas ressalvas: “Evite tomar em jejum se você tem gastrite, refluxo ou sensibilidade estomacal.”
Os chás favorecem o bem-estar e a saúde do organismo
Getty Images
Eles podem ser consumidos quentes ou frios
Getty Images
Beber chá pode acelerar o metabolismo
Getty Images
Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso
Getty Images
A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta
Getty Images
O nutricionista também alerta para as contraindicações. O chá de alho não é indicado para pessoas com distúrbios de coagulação, em uso de anticoagulantes, com úlceras ativas ou em período pré-cirúrgico. Gestantes e lactantes devem consultar um profissional de saúde antes de consumir. “O excesso pode causar desconforto gastrointestinal, mau hálito acentuado e interferir na coagulação do sangue”, completa Fernando Castro.