Conversa ao pé do Sul Global. Segundo a imprensa chinesa, no telefonema entre Xi Jinping e Lula na manhã de hoje, o presidente chinês afirmou que “a China está pronta para trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global” e o gigante asiático apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e o convida a lutar contra o unilateralismo e o protecionismo.
Tudo pela liberdade de expressão. O presidente da Câmara, Hugo Motta, quer colocar em votação ainda nesta semana um projeto que trata da exposição precoce de menores nas redes sociais, a adultização. O bolsonarismo, pelas palavras do líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), já avisou: vai obstruir a votação se o texto incluir qualquer sinal de “censura”.
Baderna adiou a urgência da votação. Aliás, estava prevista, logo na volta dos trabalhos legislativos, a votação da urgência do projeto de diretrizes para proteção a crianças e adolescentes nas redes sociais. O PL 2628/2022 estava na pauta, mas as sessões foram canceladas pelos bolsonaristas.
Muçarela ou calabresa? O deputado Diego Coronel (PSD-BA) , o corregedor responsável pela análise dos 14 parlamentares bolsonaristas envolvidos no motim da semana passada, afirmou que adotará um rito mais longo, que levará até 50 dias úteis para ser finalizado. Os parlamentares podem ter seus mandatos suspensos por até seis meses ou receber advertências.
Alternativa ao fim do foro. O Centrão calcula que a proposta de estabelecer uma licença prévia para que parlamentares sejam processados criminalmente tem mais chance de aprovação no plenário do que a mudança no foro privilegiado.
Dono da rede Ultrafarma e executivo da Fast Shop são presos em SP. Operação do MPSP mira esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda e empresários
Inflação sobe para 0,26% em julho, apesar de alimentos mais baratos. Variação acumulada em 12 meses da inflação oficial perde ritmo, ficando em 5,23%, acima da margem de tolerância da meta, que é de 4,5%