Durante o 12º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-SP e o Colégio de Inspetores de 2025, realizados em 8 e 9 de agosto, o Portal Metrópoles fez a cobertura dos principais painéis, além da produção do videocast Cidades em Transformação, em que as jornalistas Vanessa Oliveira e Brenna Farias conversaram com especialistas sobre assuntos como transporte público eficiente, impacto da IA, construção de políticas públicas, entre outros temas.
Neste quarto episódio, a jornalista Vanessa Oliveira bate um papo com Mateus Bassan, CEO da Muntz Martech e Diretor de Inovação e Tecnologia da Holding ImPacto; e Fabio Kon, professor da Universidade de São Paulo, referência na área de sistemas inteligentes, software livre e inovação tecnológica.
Os especialistas discutiram como a inteligência artificial impacta, diretamente, o desenvolvimento das cidades. Afinal, a inteligência artificial já está presente no dia a dia da comunidade — dos aplicativos de mobilidade ao planejamento urbano, da segurança pública à gestão de recursos. Mas como ela está, de fato, alterando a forma como as pessoas vivem nas cidades? E quais são os desafios éticos, sociais e técnicos envolvidos nessa transformação?
“Há um potencial enorme de utilização da IA em todos os aspectos da vida das cidades. Mobilidade urbana, saúde, educação, gestão das cidades de uma forma geral. Tem um potencial enorme, mas as cidades ainda não estão utilizando todo esse recurso”, afirma o professor Fabio Kon.
Leia também
-
Quais os caminhos para uma mobilidade limpa nos centros urbanos?
-
Soluções de engenharia para enchentes são destaque em congresso
-
A importância da engenharia nas decisões públicas
Já Mateus Bassan, citou iniciativas no Brasil, com o uso de IA, para melhoria do trânsito. “O semáforo tem um algoritmo que entende o que está acontecendo (no trânsito) e já regula o sinal.”, cita o especialista.
Assista o episódio na íntegra: