MAIS

    Com mais proteína do que a banana, fruta tropical promete saciedade

    Por

    Está procurando por um lanchinho da tarde saudável e não sabe qual fruta escolher? Devido à alta presença de proteínas, a banana é uma fruta recorrentemente procurada por aqueles que estão focados em uma dieta funcional e nutritiva. Mas ela não é a única que pode se encaixar na rotina; a goiaba, além de ser mais proteica, ainda é rica em antioxidantes.

    Leia também

    Abundante em proteínas, a goiaba pode ser ideal para aqueles que visam a hipertrofia – ganho de massa muscular. A fruta é excelente para fortalecer a imunidade, contendo mais vitamina C do que a laranja. Segundo a nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade, a goiaba não somente está à frente da laranja no quesito imunidade, como também ganha da banana na oferta de proteína.

    4 imagensGoiaba é a fruta mais proteica de todasA folha da goiabeira contém antioxidantes poderosos, como os flavonoides e a vitamina CA goiaba é uma das frutas com o maior índice de proteína em sua composiçãoFechar modal.1 de 4

    A casca da goiaba contém antioxidantes poderosos, como os flavonoides e a vitamina C

    Gettyimages2 de 4

    Goiaba é a fruta mais proteica de todas

    Pexels3 de 4

    A folha da goiabeira contém antioxidantes poderosos, como os flavonoides e a vitamina C

    Getty Images4 de 4

    A goiaba é uma das frutas com o maior índice de proteína em sua composição

    Getty Images

    Isso por que, enquanto 100g de banana oferecem cerca de 1,3g de proteína, a mesma quantidade de goiaba oferece o dobro – com aproximadamente 2,6g. Além disso, a fruta também é uma excelente fonte de fibras, o que coopera para o bom funcionamento do sistema digestivo. “Promovendo saciedade e contribuindo para o controle do colesterol”, reforça a especialista.

    Atuando contra o envelhecimento precoce

    À longo prazo, o consumo da goiaba também pode ser funcional para manter o bom aspecto da pele, unhas e cabelos. Andrade explica que a fruta é rica em antioxidantes (como os flavonoides e a vitamina C), substâncias responsáveis por proteger as células contra o envelhecimento precoce e por favorecer a saúde cerebral.

    Incluir a goiaba na dieta ainda pode ser benéfico para os que sofrem com oscilações da glicemia. Devido ao seu baixo índice glicêmico, a goiaba é uma grande aliada no controle da glicose no sangue. “É uma excelente escolha para enriquecer a dieta de forma natural e saborosa”, finaliza Andrade.

    A nutricionista descreve que a fruta é versátil e pode ser consumida de diversas maneiras:

    • Cortada em cubinhos, e incluída em saladas;
    • Em uma mistura com iogurte e granola;
    • Batida com iogurte, em smoothies;
    • Acompanhando refeições, como suco;
    • Em geleias caseiras sem açúcar;
    • Assada como sobremesa leve e nutritiva.