MAIS

    “Comportamento inadequado” pode ter motivado demissão de Daniela Lima

    Por

    Os telespectadores do canal GloboNews foram pegos de surpresa nesta segunda-feira (4/8) com a demissão da jornalista Daniela Lima, que apresentava o Conexão GloboNews. Oficialmente, a emissora alega uma “renovação” em seu quadro de profissionais, mas nos bastidores a informação é um pouco diferente e pode ter relação com o comportamento da comunicadora.

    Leia também

    Princípios editoriais

    Internamente, o que se comenta é que a demissão de Daniela Lima pode ter relação com um suposto “comportamento inadequado” da jornalista, que iria contra alguns princípios editoriais da emissora, de acordo com o portal TV Pop.

    Frequentemente, a apresentadora da GloboNews demonstrava durante a atração matinal que mantinha uma boa relação com políticos e ministros, especialmente do Supremo Tribunal Federal. O código de conduta da Globo, porém, aponta que seus profissionais não devem escancarar ter proximidade com fontes, tampouco transparecer uma relação de amizade.

    Oficialmente, porém, a GloboNews diz que a saída de Daniela Lima faz parte de uma “renovação”. “Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo”, afirmou, em nota.

    6 imagensDaniela Lima era apresentadora do Conexão GloboNewsDaniela Lima deixou a GloboNews após 2 anosDaniela Lima deixou a GloboNews após dois anosDaniela LimaDaniela LimaFechar modal.1 de 6

    Daniela Lima.

    Reprodução/Internet.2 de 6

    Daniela Lima era apresentadora do Conexão GloboNews

    Globo/Divulgação3 de 6

    Daniela Lima deixou a GloboNews após 2 anos

    Globo/Divulgação4 de 6

    Daniela Lima deixou a GloboNews após dois anos

    Reprodução/Instagram @danielalimajornalista
    5 de 6

    Daniela Lima

    Reprodução6 de 6

    Daniela Lima

    Globo/ Divulgação

    Novas diretrizes

    O desligamento desses profissionais, porém, pode ter raízes mais profundas. Segundo o NaTelinha, essas demissões seriam uma forma do canal corrigir excessos e manter uma linha editorial mais imparcial de olho nas eleições de 2026.

    Assim, a emissora de notícias não quer que seus jornalistas utilizem opiniões de autoridades como forma de transmitir recados indiretos. Ou seja, a partir de agora, caso algum político ou ministro queira se posicionar, a orientação é que isso seja feito em entrevista formal ao canal, e não por meio de mensagens a apresentadores e jornalistas.

    Após sua demissão, Daniela Lima disse que saí do canal com sensação de missão cumprida. “Depois de dois anos, deixo a GloboNews com a sensação de missão cumprida, cabeça erguida, sedenta pelos próximos desafios. Viva o novo!”, começou. “Deixo aos colegas de trabalho, amigos que vou levar pra vida, muito muito obrigada e até breve”, encerrou.