MAIS

    Coreia do Norte alerta sobre disparos sul-coreanos na fronteira

    Por

    O Tenente-General do Exército Ko Jong Chol, da Coreia do Norte, emitiu comunicado à imprensa neste sábado (23/8) em que alerta sobre disparos militares sul-coreanos na fronteira.

    “A provocação perigosa que incita o conflito militar na área da fronteira sul deve ser interrompida imediatamente”, afirmou.

    Leia também

    De acordo com informações da agência estatal KCNA, foram registrados mais de 10 tiros de advertência com metralhadoras de grande calibre 12,7 mm contra soldados da RPDC (República Popular Democrática da Coreia).

    As ações foram realizadas no momento em que militares executavam um projeto de barreira permanente perto da linha da fronteira sul, como parte de reforço.

    “Separar completamente o território onde a RPDC exerce sua soberania do território da República da Coreia é o compromisso de eliminar o fator de escalada de tensão na área aguda e garantir um ambiente estável”, diz a KCNA.

    A KCNA relata que as forças americanas compreendem que o projeto opera no território soberano da RPDC, embora ressalte que a “sinistra intenção dos EUA e dos belicistas da Coreia do Sul de prosseguir com o confronto militar com a RPDC permanece inalterada”.

    Segundo a agência estatal, o exército monitora a situação.