Uma reviravolta no começo da tarde desta quarta-feira (20) tirou do senador Omar Aziz (PSD-AM) o comando da CPMI do INSS. Aziz foi indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para presidir o colegiado. No entanto, quando o placar foi aberto, veio a surpresa: ele perdeu por 17 votos a 14 para Carlos Viana (Podemos-MG), apoiado pela oposição.
Diante do revés, quem estava próximo dele o ouviu reclamar: “vocês não sabem contar voto não?!”. Na gravação da sessão pela TV Senado não é possível ouvir Aziz em meio à algazarra dos oposicionistas.
CPMI do INSS: Omar Aziz reconheceu resultado
Mais tarde, Aziz falou sobre o tema e reconheceu a vitória do adversário mineiro. “Carlos Viana teve mais votos e pronto”, disse. “Sou um democrata, sei reconhecer que perdi. Não houve movimento no Congresso por barganha de votos”, disse ele. “É democrático, como o das urnas eletrônicas, do nosso sistema eleitoral”, disse.
“Quero desejar ao senador Carlos Viana toda a sorte, e que ele possa conduzir o trabalho com a isenção que lhe é peculiar”, disse Aziz no microfone logo após o anúncio do resultado.
O relator da CPMI do INSS será o deputado Alfredo Gaspar (União-AL). Tanto Gaspar quanto Viana têm perfil mais próximo da oposição, mas prometem atuar de forma isenta na CPMI.