MAIS

    Datafolha: governo Lula é reprovado por 40% contra 29% que o aprovam

    Por

    Pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (2/8), aponta que a reprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve em 40%, enquanto a aprovação ficou em 29%.

    O índice dos que consideram a administração ruim ou péssima é o mesmo do último levantamento, feito em junho. Já a avaliação positiva oscilou dentro da margem de erro, passando de 28% para 29%. A soma dos que avaliam a gestão petista como regular caiu de 31% para 29%.

    Leia também

    A estabilidade na avaliação do governo ocorre em meio ao acirramento nas relações com os Estados Unidos, após o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump.

    O levantamento do Datafolha ouviu 2004 brasileiros em 130 cidades, entre 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

    Nos últimos meses, o presidente vem amargando índices negativos de popularidade, impulsionados por crises como a do Pix e da inflação de alimentos. Em fevereiro de 2024, ainda de acordo com o Datafolha, o governo registrou o pico de desaprovação em todos os mandatos do petista — de 41%, contra 24% de aprovação.

    Na pesquisa seguinte, feita em abril, a gestão Lula teve uma leve recuperação, chegando a 29% de avaliação positiva. Desde então, os índices se mantêm estáveis.

    A decisão do presidente norte-americano de elevar as tarifas de importação sobre produtos brasileiros para 50% gerou uma reação do governo Lula no campo político.

    O chefe do Planalto e aliados passaram a resgatar mensagens de cunho patriota, como o boné com o slogan “O Brasil é dos Brasileiros” e buscaram associar a medida de Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A estratégia, no entanto, não parece ter refletido na avaliação do governo.