Cuidar dos cabelos é uma tarefa que traz prazer para muita gente, mas nem sempre é possível investir em produtos e tratamentos mais caros. Buscando soluções práticas e acessíveis, muitas pessoas descobrem que os óleos naturais são grandes aliados da saúde capilar.
Entre os mais usados no cabelo, a dermatologista Lourena Emanuele Costa destaca o óleo de coco, óleo de argan, óleo de rícino (mamona), óleo de jojoba, óleo de abacate, óleo de amêndoas doces e óleo de oliva extra virgem. “Cada um possui propriedades específicas que podem beneficiar diferentes tipos de fios e necessidades do couro cabeludo”, explica.
Leia também
-
É verdade que o café ajuda o cabelo a crescer? Especialista responde
-
Veja 5 hábitos comuns que podem estar destruindo seu cabelo
-
Óleo poderoso hidrata, reduz queda e acelera o crescimento do cabelo
-
4 tons de cabelo que iluminam o rosto e valorizam a beleza natural
Para ajudar no fortalecimento dos fios, o mais usado e indicado é o óleo de rícino, rico em ácido ricinoleico e vitamina E. Mas os de argan e de abacate não ficam para trás. Com antioxidantes, ácidos graxos essenciais e vitaminas que ajudam a restaurar a estrutura da fibra capilar e prevenir quebras, eles também são excelentes opções fortalecedoras.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
O óleo de jojoba ajuda a equilibrar a oleosidade
Getty Images 2 de 4
O óleo de argan traz inúmeros benefícios, sendo um dos mais usados na indústria da beleza
Getty Images 3 de 4
O óleo de coco é importante para a hidratação capilar
Getty Images 4 de 4
O óleo de abacate é um aliado do fortalecimento capilar
Getty Images
Com relação ao crescimento dos fios, Lourena comenta que, embora não existam evidências científicas robustas de que óleos naturais por si só estimulem diretamente o crescimento capilar, alguns deles criam um ambiente mais favorável para isso. “O óleo de rícino, por exemplo, pode melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo quando massageado, o que favorece a nutrição dos folículos”.
E não apenas os fios que se beneficiam da ação dos óleos, também é possível usá-los com sucesso no couro cabeludo. O óleo de jojoba, por exemplo, tem composição semelhante ao sebo humano, ajudando a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, como comenta a dermatologista da Afya Educação Médica de Belo Horizonte
Já o óleo de tea tree (melaleuca), quando diluído, pode ter ação antisséptica e antifúngica, sendo útil em casos de dermatite seborreica leve. A massagem com óleo também pode ajudar na microcirculação local.