MAIS

    Dermatologistas apontam 6 atitudes que pioram suas manchas na pele

    Por

    Se você sofre com manchas na pele, principalmente no rosto, precisa se atentar aos cuidados com a saúde da sua cútis. Aliás, existem algumas atitudes que podem até mesmo piorar o seu quadro, segundo dermatologistas.

    Leia também

    Se o seu tratamento, mesmo sendo um dos melhores e mais caros, está lento ou não está fazendo efeito, essas atitudes podem ser as culpadas. Tratam-se de hábitos do dia a dia que podem estar sabotando os seus cuidados.

    O que são as manchas na pele e por que surgem?

    Essas marcas, que podem ser marrons, avermelhadas ou arroxeadas, surgem quando há excesso de melanina, o pigmento natural da pele. Isso pode acontecer após exposição solar sem proteção, alterações hormonais ou inflamações, como espinhas inflamadas, picadas de insetos ou até aquela que você espremeu.

    O problema é que, enquanto alguns produtos ou tratamentos ajudam no clareamento, outros cuidados podem fazer com que as manchas fiquem ainda mais evidentes. A seguir, veja as atitudes mais comuns que pioram o quadro e o que fazer no lugar de acordo com especialistas.

    4 imagensA limpeza da pele é essencial para remover impurezas, excesso de oleosidade e maquiagemCuidar da pele diariamente garante uma boa textura e previne o envelhecimentoDiversos princípios ativos podem ser usados no skincareFechar modal.1 de 4

    Cuidados com a pele

    Alto Astral/Reprodução 2 de 4

    A limpeza da pele é essencial para remover impurezas, excesso de oleosidade e maquiagem

    Pexels3 de 4

    Cuidar da pele diariamente garante uma boa textura e previne o envelhecimento

    Getty Images/Halfpoint Images4 de 4

    Diversos princípios ativos podem ser usados no skincare

    Aleksandra Shamomina/EyeEm/Getty Images

    1 – Usar vários produtos clareadores ao mesmo tempo
    Vitamina C, retinol, ácidos esfoliantes, todos têm seu valor, mas usar tudo de uma vez não acelera o resultado. Pelo contrário: pode irritar a pele, inflamar e intensificar a pigmentação. Escolha um ativo de cada vez, teste por pelo menos duas semanas e observe a reação da pele. Você pode alternar, vitamina C pela manhã e retinol à noite, ou usar em dias diferentes.

    2 – Tratar apenas a mancha, mas não a causa
    Se a mancha veio de acne ativa, não adianta focar só no clareamento. A inflamação continua produzindo melanina e novas marcas aparecem.

    Leia a matéria completa no TV Foco, parceiro do Metrópoles.