MAIS

    Do produto à emoção: como marcas conquistam o coração do público

    Por

    Belo Horizonte (MG) — O mundo da construção de marca tem evoluído significativamente ao longo do tempo e, hoje, graças à participação ativa de consumidores e criadores, tem se transformado em verdadeiras plataformas criativas. Toda marca gera uma experiência de realidade, erguida com acertos, erros, métodos, processos e muita disciplina.

    Leia também

    Diante dessa perspectiva, Danilo Cid, VP de Criação da Agência Ana Couto, trouxe uma temática importante durante o primeiro dia da Hotmart Fire 2025: “marcas como plataformas criativas”.

    “A trajetória da criadora de conteúdo Camila Fremder — que, ao aparecer no podcast ‘errado’, abriu espaço para parcerias com diversas marcas — mostra como novas oportunidades surgem quando se observa o valor das conexões”, explicou o executivo, que tem três décadas de experiência em branded.

    Consumidor hedonista e emocional

    O consumidor hedonista e emocional busca mais do que produtos: ele deseja experiências que despertem prazer, conexão e identificação.

    Para esse público, histórias envolventes, memes ou campanhas autênticas geram emoção e vínculo, tornando a relação com a marca significativa e memorável.

    O consumidor do milênio, hedonista e emocional, busca identificação com histórias que toquem o universo dele. “A marca M&M, por exemplo, gera felicidade imediata porque conecta pessoas de maneira emocional”, exemplificou Cid.

    “Com a ascensão das redes sociais em 2010, o consumidor deixou de ser apenas receptor passivo: tornou-se participante ativo, capaz de interagir e influenciar a percepção das marcas”, completou.

    Em outro exemplo, ele afirma que a Havaianas mantém o objetivo de ser um ícone global e que, para isso, a agência trabalha sistemas visuais que permitem que a marca se expresse de maneira consistente, mesmo com tantas pessoas e equipes trabalhando com ela pelo mundo.

    “Essa capacidade de unir tradição, autenticidade e inovação é o que garante à marca sua relevância e poder de conexão emocional com públicos diversos, consolidando seu espaço no imaginário cultural global”, avaliou Danilo Cid sobre a Havaianas.

    *A jornalista viajou a convite da Hotmart para cobrir o evento durante os três dias.