A menopausa chega para a maioria das mulheres entre os 40 e 55 anos, trazendo consigo diversos sintomas indesejáveis. Ondas de calor repentinas, ressecamento vaginal, diminuição da libido e alterações de humor são comuns nessa fase e é importante dar atenção a tudo isso. Contudo, uma das maiores reclamações das mulheres é a dificuldade de emagrecer na menopausa.
O ganho de peso na menopausa afeta cerca de 70% das mulheres, de acordo com um estudo do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (FMUSP). E o problema é que o aumento de peso nesse período pode impactar significativamente a saúde, autoestima e qualidade de vida.
Leia também
-
Estudo vê aumento alarmante de artrose em mulheres na pós-menopausa
-
“Entrei na puberdade aos 4 anos e na menopausa aos 16”, diz jovem
-
Entenda o que a menopausa tem a ver com a gordura no fígado
-
Menopausa: por que muitas mulheres sofrem mesmo com tanta informação?
“Essa é uma fase que desperta muitas percepções negativas na mulher, como ‘estou ficando velha’, ‘minha vitalidade acabou’, ‘o sexo não é mais o mesmo’, ‘estou em crise existencial’. E o aumento do peso ajuda a piorar essas sensações”, afirma a médica Alessandra Rascovski, endocrinologista e diretora clínica da Atma Soma.
Por que as mulheres ganham peso na menopausa?
De acordo com a endocrinologista, o que causa a menopausa é a diminuição da produção de estrogênio, e isso também tem a ver com o ganho de peso. “Mudanças hormonais ao longo da menopausa influenciam a distribuição de adiposidade corporal e aumentam a adiposidade central”, explica.
Confira mais informações no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!