Nem sempre o orgasmo feminino se manifesta de forma clara. Diferentemente dos homens, muitas mulheres não ejaculam no clímax e, mesmo aproveitando a relação, podem ficar em dúvida se realmente chegaram ao orgasmo. Em alguns casos, surge ainda a confusão entre a sensação da “gozada” e a vontade de urinar.
Leia também
-
Veja (e aprenda a fazer) as posições sexuais que mais queimam calorias
-
Acredite: mudar de cidade pode diminuir a libido; sexóloga explica
-
Desejo, libido e excitação: saiba a diferença, segundo ginecologistas
-
Aumenta o esperma? Veja se tomar zinco ajuda o homem a gozar mais
A sexóloga Eliany Mariussi explicou à coluna Pouca Vergonha que essa dúvida ocorre porque a uretra fica próxima ao clitóris. “Além disso, é um canal que promove uma sensação de excitação e, estando próximo, acaba estimulando a uretra, que pode aumentar a noção da vontade de fazer xixi.”
Mas, atenção, é preciso ficar alerta se é vontade de urinar ou se é uma excitação muito alta: “Quando existe uma excitação sexual, automaticamente o canal uretral se fecha e não sai xixi”, salienta a profissional.
Ela reforça, ainda, que é raro acontecer de sair xixi na hora do sexo: “Fisiologicamente, o corpo está preparado, naquele momento, para sentir prazer”, emenda a profissional.
O orgasmo é igual para todas?
A sexóloga Ana Paula Nascimento, por sua vez, emenda que o orgasmo é uma resposta fisiológica e emocional intensa que pode variar de pessoa para pessoa, e que geralmente apresenta algumas características comuns: sensações físicas, mudanças fisiológicas e experiência emocional.
O orgasmo é o ápice da resposta sexual
Getty Images
Caracterizado por sensações intensas de prazer e contrações musculares rítmicas na região pélvica
oleg66/Getty Images
É um fenômeno subjetivo, com experiências variando de pessoa para pessoa
Getty Images
Além de gostoso, traz benefícios para a saúde
No orgasmo, ocorre a liberação de endorfinas e outros neurotransmissores que ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a dor
Getty Images
O orgasmo contribui para o bem-estar físico e psicológico, com efeitos positivos no humor e na autoestima
Getty Images
“A sensação de vontade de urinar geralmente é mais localizada na bexiga, enquanto a sensação do orgasmo é mais intensa na área genital, principalmente no clitóris e na vagina”, discorre.
Outra diferença está na intensidade das contrações: durante o orgasmo, são geralmente mais intensas e prazerosas do que a sensação de urgência para urinar.