MAIS

    “Ele que cuide dos EUA, do Brasil cuidamos nós”, diz Lula sobre Trump

    Por

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quarta-feira (6/8), a interferência dos Estados Unidos na política brasileira por meio da imposição de tarifas. Nesta quarta entraram em vigor as sobretaxas de 50% impostas por Trump a produtos brasileiros. O chefe do Planalto voltou a negar a possibilidade de ligar para o presidente norte-americano Donald Trump para negociar uma solução ao impasse.

    Lula também acusou Trump de “interferência” e mandou recado: “Ele que cuide dos EUA. Do Brasil, cuidamos nós”.

    “Eu não tenho para que ligar para o presidente Trump, porque nas cartas que ele mandou e nas decisões, ele não fala em momento algum em negociação, ele faz somente novas ameaças. Na outra carta que ele anuncia os 50%, diz textualmente: ‘é porque o governo está cometendo erros’. Ele que cuide dos EUA, do Brasil cuidamos nós”, frisou o petista em entrevista à agência Reuters.

    Veja a entrevista da íntegra:

    Lula também chamou as atitudes do governo norte-americano de “antipolíticas” e “anticivilizatórias”. O petista ainda afirmou que as taxas vão encarecer produtos nos Estados Unidos e no Brasil.

    Leia também

    Segundo o presidente brasileiro, “só tem um dono neste país, e só um dono manda no presidente: é o povo. Ele que elegeu, ele que pode tirar. Essas atitudes antipolíticas, ‘anticivilizatórias’, é o que coloca problema numa relação, que não existia. A taxação não ajuda, vai encarecer produtos nos EUA e no Brasil”.

    “Agora não é uma intromissão pequena, é o presidente dos EUA achando que pode ditar regras sobre um país soberano como o Brasil. Não é admissível que os EUA ou outro país, grande ou pequeno, resolva dar pitaco na nossa soberania”, criticou ainda.