Enviado especial a Bogotá — O presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (22/8) ter enviado uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando o americano a participar da COP30, a conferência do clima da ONU que acontecerá no mês de novembro em Belém (PA).
“Eu, inclusive, mandei uma carta pessoal ao presidente Trump. Ele está sendo convidado para ir à COP. E cada presidente vai receber uma carta, com a minha assinatura. Não é uma carta eletrônica, é com a minha assinatura. Para demonstrar se eles vão tratar com seriedade essa COP ou não. Porque, se não tratarem com seriedade, vamos ter que pensar no que fazer daqui para frente para cuidar do planeta”, afirmou Lula durante discurso na cúpula dos países amazônicos em Bogotá, capital da Colômbia.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Lula chega à Colômbia nesta quinta-feira (21/8)
Divulgação/ Ricardo Stuckert / PR2 de 4
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante cerimônia em Sorocaba (SP).
Reprodução/ Youtube3 de 4
Donald Trump é presidente dos EUA e dono da Trump Media
Reprodução / Casa Branca4 de 4
Números sobre Brasília estão equivocados
Reprodução/White House
Em sua fala, Lula voltou a criticar Trump por tomar decisões sozinho, sem levar em conta organismos internacionais, como a ONU e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Para o petista, é preciso ter uma nova governança mundial e a manutenção do multiteralismo.
“Você não pode acabar com o multilateralismo. Você não pode fazer o que o presidente americano está fazendo. Tomando decisões sozinho, sem levar em conta o que diz a OMC, sem levar em conta a ONU, sem levar em conta nada. É nesse clima que a gente vai chegar na COP30”, disse o mandatário brasileiro.