O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta segunda-feira (18/8), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A ligação ocorre dias após o encontro entre o líder russo e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca.
Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 30 minutos. Putin avaliou como “positiva” a conversa com o republicano. Como mostrou o Metrópoles, a reunião entre Trump e Putin terminou sem acordo sobre o cessar-fogo no conflito na Ucrânia.
Nesta segunda, o chefe da Casa Branca discutirá com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus caminhos para o fim da guerra.
Leia também
-
Países europeus desafiam Putin e falam em enviar tropas para a Ucrânia
-
Líderes europeus assinam carta conjunta após reunião de Trump e Putin
-
Recusa de cessar-fogo por Putin “complica as coisas”, diz Zelensky
-
Após receber Putin, Trump tem reunião com Zelensky na 2ª em Washington
Ainda de acordo com a nota do governo brasileiro, Putin também reconheceu a participação do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, que, em conjunto com a China, propõe solução para o conflito no Leste Europeu.
“O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações”, ressalta o comunicado do Planalto.