Portal Estado do Acre Notícias

Escorpião-amarelo: o que fazer se o seu pet for picado pelo aracnídeo

escorpiao-amarelo:-o-que-fazer-se-o-seu-pet-for-picado-pelo-aracnideo

Escorpião-amarelo: o que fazer se o seu pet for picado pelo aracnídeo

Com o período da seca, em que a presença de escorpiões é mais frequente, é necessário tomar uma série de cuidados. E entre os mais vulneráveis aos efeitos venenosos de uma picada e que nem sempre conseguem comunicar o que aconteceu, estão os animais de estimação.

Em caso de suspeita de picada, o biólogo Fabrício Escarlate, afirma que a primeira recomendação é levar o animal a um veterinário imediatamente, uma vez que a reação ao veneno pode variar. Fatores como tamanho, raça e sensibilidade do pet podem determinar como o animal vai reagir à picada e a gravidade para a qual o quadro de saúde pode evoluir.

O professor de Ciências Biológicas do CEUB acrescenta ainda o que você não deve fazer — em nenhuma circunstância: não tente remover o ferrão, não esprema o local nem aplique substâncias caseiras. “O veterinário é quem deve avaliar a gravidade e iniciar o tratamento adequado”, afirma.

7 imagensFechar modal.1 de 7

Mudanças climáticas favorecem ataques de escorpião

Hugo Barreto / Metrópoles2 de 7

Comum no Brasil, o escorpião-amarelo é extremamente venenoso

Getty Images 3 de 7

O escorpião pode se esconder em diferentes lugares da casa

Getty Images4 de 7

Os escorpiões amarelos são nocivos à saúde humana

Getty Images5 de 7

Elas também podem consumir escorpiões pequenos

Divulgação/Léo Noronha/Fundação Ezequiel Dias (Funed)6 de 7

Esses aracnídeos são nocivos à saúde

Getty Images7 de 7

Escorpiões assustam moradores pelo tamanho

Arquivo pessoal

Como saber se o pet foi picado

Os sinais de uma picada de escorpião em um cão ou gato podem variar e são imprevisíveis. A bióloga Camila Braga, do Colégio Objetivo DF, explica que se for identificado um escorpião perto do animal de estimação e ele estiver miando ou latindo repetidamente, como um choro, é provável que ele tenha sido picado.

“O mais comum é o comportamento dele se alterar de imediato, porque o desconforto é automático, quase instantâneo. A salivação intensa, dificuldade ao se deslocar e dor nas patas ou focinho são indicativos de uma possível picada”, completa.

Sair da versão mobile