Portal Estado do Acre Notícias

Estação Palmeiras–Barra Funda da CPTM passará por mudanças. Entenda

estacao-palmeiras–barra-funda-da-cptm-passara-por-mudancas.-entenda

Estação Palmeiras–Barra Funda da CPTM passará por mudanças. Entenda

A estação Palmeiras-Barra Funda passará por mudanças e será ponto central do transporte sobre trilhos em São Paulo, a partir do dia 28 de agosto. Presente nas linhas 3-Vermelha, 7-Rubi, 8-Diamante, 11-Coral e Expresso Aeroporto, a parada ainda será incluída na Linha 10-Turquesa, ligando, assim, passageiros do ABC Paulista, Alto Tietê, interior, região metropolitana e as zonas leste, oeste e central da capital.

A inclusão da parada na Linha 10-Turquesa é uma alternativa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao fim da operação do Serviço 710, que ligava os passageiros da linha à 7-Rubi.

De acordo com a CPTM, para seguir sentido Jundiaí ou Rio Grande da Serra, os passageiros farão a transferência no mesmo nível nas plataformas 5 e 6, “garantindo mais segurança, eficiência operacional e comodidade para os passageiros”.

Leia também

Além da solução ao extinto Serviço 710, a companhia anunciou que, a partir do dia 25 de agosto, a operação assistida da Linha 11-Coral, que ligava o Alto Tietê e a zona leste até a estação Palmeiras-Barra Funda aos sábados, conectará os passageiros da linha até a zona oeste de São Paulo todos os dias da semana. O serviço funcionará das 8h às 15h30 e das 20h à 0h.

Com isso, a estação será terminal para três linhas da CPTM: a 7-Rubi, a 10-Turquesa e a 11-Coral. Além das linhas e do Expresso Aeroporto, a estação Palmeiras-Barra Funda recebe também as linhas 3-Vermelha do Metrô e 8-Diamante da ViaMobilidade.

A CPTM afirma que a transformação visa melhorar a fluidez da operação e oferecer mais agilidade e conforto aos passageiros.

Entenda as mudanças:

Linha 7-Rubi

Antes da extinção do Serviço 710, a linha possuía conexão de Jundiaí até Rio Grande da Serra, através da Linha 10-Turquesa. No entanto, com o fim do contrato do serviço, a operação já funcionava apenas até a estação Palmeiras-Barra Funda, dificultando a chegada dos passageiros à outras conexões.

Com a inclusão da Linha 10 à estação Palmeiras-Barra Funda, os passageiros voltam a conseguir realizar a conexão, através de uma transferência no mesmo nível das plataformas 5 e 6, sem a necessidade de subir ou descer escadas.

Linha 10-Turquesa:

Assim como a Linha 7-Rubi, antes da extinção do Serviço 710, a linha possuía conexão de Rio Grande da Serra até Jundiaí. Contudo, ao contrário da Rubi, a Turquesa possui como terminal a estação da Luz, que viabiliza conexões de diversas linhas do transporte sobre trilhos.

Para os interessados em seguir até Jundiaí, a inclusão da estação Palmeiras-Barra Funda à linha facilita a conexão, através de uma transferência no mesmo nível das plataformas 5 e 6, sem a necessidade de subir ou descer escadas.

 

Sair da versão mobile