Pesquisadores da Universidade Charles Sturt, na Austrália, descobriram que cacatuas apresentam uma impressionante variedade de movimentos de dança — ao menos 30 tipos diferentes de passos.
Foram analisados vídeos postados no YouTube que retratavam aves em contexto doméstico, e também cacatuas que vivem em cativeiro no zoológico de Wagga Wagga.
Leia também
-
Pombos em casa? Estas 3 plantas afastam as aves de uma vez por todas
-
Conversando com pássaros? Jovem viraliza imitando o canto do bem-te-vi
-
Aves “para fins de estimação”: criador tem 19 pássaros apreendidos
-
Por que pássaros são um pesadelo para os pilotos de avião. Entenda
A principal autora do estudo, Natasha Lukbe, observou que o comportamento foi constatado em 10 das 21 espécies existentes de cacatuas. O comportamento de dança em aves pode ser indicativo de um estado de bem-estar positivo, aumentando a possibilidade de usar a música como uma forma de enriquecimento ambiental.
“Essas aves podem sentir prazer e gostar de dançar, dando pistas de elevada sensibilidade emocional e motivação intrínseca para o comportamento rítmico”, explica Natasha.
Os movimentos variam desde gestos com a cabeça até giros corporais sincronizados com ritmo, envolvendo penachos, cauda e outras partes do corpo das aves.
A pesquisa australiana sugere que as cacatuas têm repertório variado de dança e gostam de dançar
O estudo foi publicado na revista científica PLOS One na quarta (6/8) e reforça a ideia de que essas manifestações não são apenas ruídos ocasionais, mas refletem capacidades complexas de percepção rítmica e expressão motora nas cacatuas.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!